Horta e Jardinagem

Quando Podar Plantas – Dicas de Tipos de Poda, Quando e Como Podar Flores

Quando Podar Plantas – Tipos

Estamos em plena época de podar as plantas, final do outono e começo do inverno, época em que as folhas estão queimadas, secas, ou já caíram e a poda é necessária para limpeza. A poda pode ser de limpeza ou renovação, de floração e frutificação, de raízes e de beliscão, cada uma delas tem sua função.

Poda ornamental ou topiaria

topiaria-poda-ornamental-quando-podar-plantas-Topiaria ou poda ornamental é quando a poda é feita no formato de um desenho previamente escolhido, como mostra a foto acima. Uma obra de arte. As demais podas são para plantas ou frutíferas e faz parte dos cuidados na horta, jardim, pomar, vasos, etc.

Poda de limpeza ou renovação

O recomendado é que a poda seja feita nos meses de maio, junho, julho e agosto, preparar a planta para se renovar e nascer novos brotos.

As plantas de galhos longos podem ser podadas mantendo o tamanho desejado.

A poda de limpeza ou renovação não deve ser feita em plantas florindo, no caso da azaleia e da camélia que florescem nesta época do ano.

Poda de floração e frutificação

Também se retira galhos secos e quebrados, fazendo um corte na diagonal acima das gemas ou novos brotos. Em todas as podas o corte deve ser feito com tesoura afiada e desinfetada para evitar contaminação de fungos e doenças e facilitar a cicatrização. Após o corte a dica é passar canela em pó ou creme dental onde foi cortado para proteger a planta. Evitar mastigar o galho durante o corte, o que deixa a planta mais vunerávél ao ataque de fungos.

Poda de raíz

Um procedimento muito usado em bonsai, cortando o local por onde é levado nutrientes para a planta, diminuindo assim seu crescimento ou desenvolvimento.

Poda de beliscão

A poda de beliscão é quando se corta os brotos ou galhos da ponta da planta, induzindo ao crescimento lateral da planta, o encorpamento e não o crescimento na altura da planta. A poda beliscão é feita com as mãos.

Escreva sua dica, dúvida ou comentário sobre podar plantas.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.