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Alimentação

Quantidade ideal de Ferro ao Dia por Pessoa e Benefícios à Saúde

Benefícios do ferro e onde encontrar

O ferro é um mineral fundamental para a saúde humana e deve fazer parte da nossa dieta diária. Encontramos o ferro nas carnes, nas hortaliças como a couve, o espinafre, o almeirão, o agrião, a serralha, o caruru, os feijões, ervilha, lentilha, lentilha, grão de bico, as castanhas, a uvaia ou orvalha, o coco, o ovo entre outros.

Todos estes alimentos precisam fazer parte da nossa dieta do dia a dia para evitar a deficiência do ferro na alimentação levando a carência no organismo que pode causar anemia, cansaço nas tarefas do dia a dia, palidez e pele seca, atraso no crescimento, incidência de infecções, tremor e palpitações.

Mediante tantos sintomas que queremos evitar a dica é buscar nos alimentos citados manter os níveis do ferro correto no corpo, ter boa saúde, ficar corado e forte como diziam os antigos. Veja abaixo a quantidade ideal de ferro ao dia para uma pessoa saudável e inclua na sua dieta alguns dos alimentos citados acima.

Quantidade ideal de ferro ao dia

A quantidade ideal de ferro ao dia varia entre mulher, homem e criança saudável. Um homem precisa de 12 mg de ferro na alimentação diária, já uma mulher, principalmente no ciclo menstrual ou grávida precisa de 15 mg e uma criança de 1 a 2 mg de ferro por kilo de peso ao dia.

O ferro que encontramos nas carnes é o melhor absorvido  pelo nosso corpo, já os ferro encontrado nos vegetais precisa da vitamina C para que sua absorção seja perfeita. Comer bife de fígado cozido e mal passado com purê de batatas é uma combinação perfeita para aumentar os níveis do ferro no corpo.

Ferro encontrado em alguns alimentos a cada 100 gramas:

quantidade-ideal-de-ferro-ao-dia-na-dieta-para-evitar-anemiaBeterraba – 3 mg de ferro a cada 100 gramas.

Carne vermelha – 3 mg de ferro a cada 100 gramas.

Fígado de boi – 5 mg de ferro a cada 100 gramas.

Fígado de galinha – 8,5 mg de ferro a cada 100 gramas.

Uvaia – 3,5 mg de ferro a cada 100 gramas.

Ovov (gema) – 5,87 mg de ferro a cada 100 gramas.

Farinha de soja – 19,38 mg de ferro a cada 100 gramas.

Feijão branco – 11,90 mg de ferro a cada 100 gramas.

Feijão preto – 7,oo mg de ferro a cada 100 gramas.

Grão de bico – 4,32 mg de ferro a cada 100 gramas.

Salsa – 8,60 mg de ferro a cada 100 gramas.

Espinafre – 6 mg de ferro a cada 100 gramas.

Caruru – 5 mg de ferro a cada 100 gramas.

Lentilha – 8,60 mg de ferro a cada 100 gramas.

Aveia – 4,40 mg de ferro a cada 100 gramas.

Com algumas destas informações fica mais fácil calcular o que comer para manter o abastecimento de ferro no organismo em dia.

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