Saúde e Bem Estar

Queimaduras de Primeiro, Segundo e Terceiro Grau – Tratamento, Tipos

.Queimaduras de 1º, 2º e 3º Grau

tipos-de-queimaduras-como-se-recuperar

.A queimadura é considerada uma das grandes causas de acidente doméstico. Pessoas idosas e crianças são mais vulneráveis aos efeitos da queimadura. A grande parte dos acidentes com queimaduras são de pouca gravidade e cicatrizam rapidamente. As queimaduras mais graves levam a hospitalização e até a morte.

A gravidade da queimadura depende da profundidade e do tamanho da área afetada. Área sensíveis como rosto, mãos, pés,ou órgão genital podem ser mais graves.

As queimaduras acontecem devido ao calor produzido pelo fogo, luz solar ou produtos químicos. Produtos químicos cáusticos e eletricidade também podem provocar queimaduras. Certos produtos se ingeridos podem causar queimaduras internas no esôfago, e estômago.  Fumaça quente pode queimar a traqueia, pulmões e vias respiratórias.

A nossa pele é formada por duas camadas, sendo que a superficial é a chamada epiderme e a subjacente, chamada derme. As queimaduras são classificadas segundo a profundidade da queimadura, podendo ser:

Queimaduras de primeiro grau

Quando afeta somente a epiderme, sendo menos grave. A parte afetada pode ficar vermelha e sensível, mas sem a formação de bolhas. Após alguns dias a pele cicatriza e a camada danificada sai. A queimadura solar é a causa mais comum das queimaduras de primeiro grau.

Queimaduras de segundo grau

Após destruir a epiderme, a derme fica vulnerável a lesões. Muito dolorosa, este tipo de queimadura deixa a pele vermelha, com bolhas, cheias de líquido translúcido. Com cerca de três dias a dor geralmente melhora, ficando completamente curada em 14 dias.

Queimaduras de terceiro grau 

É o tipo de queimadura mais grave e profunda, destruindo a epiderme, a derme e o tecido adiposo subjacente. As vezes essa lesão pode estender-se até o tecido muscular. A área afetada torna-se dormente, edemaciada e sem cor. O processo de cicatrização é lento porque a derme danificada não pode se autorregenerar, e a nova pele só pode se formar a partir das extremidades da área lesionada.

Deixe aqui seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • queimadura de primeiro segundo e terceiro grau
  • como distinguir queimaduras de primeiro segundo e terceiro grau
  • como saber se é queimadura de primeiro segundo ou terceiro grau
  • queimadura de primeiro segundo e terceiro grau reais

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Iasmin santiago disse:

    Boa tarde meu nome è iasmin gostaria de saber em caso de queimadura de 3 grau pode ocorrer uma amputação se o menbro "a perna" estiver bem deteriorario?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.