Lição de casa

Quem foi James Matthew Barrie – História do Criador de Peter Pan, Foto

 

 

                Quem nunca ouviu a história de Peter Pan, o garoto que vive na Terra do Nunca e não cresce?! Provavelmente você já. O que muita gente não conhece é a história real que deu origem a ficção.

                Sr. James Matthew Barrie, o criador do clássico nasceu em Kirrimuir, Forfarshire no dia 9 de maio de 1890. Filho de David Barriquelo, um fiandeiro e Margaret Ogilvy, filha de pedreiro, Barrie era o nono de dez irmãos.

                Quando tinha sete anos, Jamie como era chamado, perdeu o irmão David em um acidente de patinação. Sua mãe entrou em depressão já que este era o filho favorito. Para tentar suprir a ausência de David, Barrie passou a vestir as roupas do irmão morto, o que acabou por criar uma relação obsessiva entre mãe e filho.

                No ano de 1885 mudou-se para Londres onde passou a trabalhar como escritor independente. Vendia seus trabalhos, que na maioria das vezes eram humorísticos, a revistas.

 

 

                Barrie começou a ficar famoso após a publicação de “Auls Licht Idylls” que foi muito elogiado pelos críticos. Depois veio “The Little Minister”, que ganhou versões cinematográficas posteriormente. Um tempo depois James resolveu passar a escrever para o teatro.

                No ano de 1894 se casou com Mary Ansell, mas o casamento não era muito feliz e segundo a biografia de Janet Dunbar, Barrie era impotente.

                O seu personagem mais reconhecido é sem sombra de dúvida Peter Pan. O mais curioso da história do garoto que não quer crescer é o fato da inspiração ter sido a busca de Barrie pelo amor.

                Com a morte do irmão, os problemas com a mãe e a relação gelada com a esposa, James sentia falta de afeição e era frustrado por não poder ter filhos. Mas além dos problemas pessoais do escritor, outras pessoas tiveram muita influencia na criação de Peter Pan.

 

 

                Barrie costumava contar histórias aos cinco filhos de Sylvia Llwelyn Davies, uma grande amiga que muitos acreditam ter sido o amor de sua vida. Inclusive o nome de seu mais famoso personagem, acredita-se, ter sido inspirado no jovem Peter Llwelyn Davies, um dos filhos de Sylvia.

O problema era que o marido de sua grande amiga não gostava nem um pouco da intrusão do escritor, que com a morte do casal tornou-se o guardião não-oficial das cinco crianças. Devido espírito jovem e alegre, Barrie acabou se tornando o sexto filho ao invés do pai adotivo dos meninos.

                Com o passar dos anos um a um os filhos de Sylvia morreram e alguns se suicidaram como foi o caso de Peter, que se jogou na frente de um metrô já que vivia uma vida infeliz, sempre associado ao personagem que levava seu nome.

                Já idoso o escritor costumava receber constantes visitas de admiradores, personalidades e celebridades da época. Morreu no dia 19 de junho de 1937 vítima de uma forte pneumonia.

.

 Johnny Depp no papel de Barrie no filme “Em Busca da Terra do Nunca”

 

                E até os dias de hoje James é lembrado como um notável dramaturgo que tocava a alma de jovens e adultos justamente por nunca ter deixado de ser uma criança.

Dica: Se você se interessou pela história de Barrie não deixe de assistir o filme “Em Busca da Terra do Nunca”. Vale lembrar que se trata de uma história baseada em fatos reais com elementos fictícios, mas ainda assim o longa consegue transmitir de maneira muito fidedigna quem foi de fato J. M. Barrie. Eu recomendo!!!

Assuntos do Artigo:
  • biografia do autor james matthew barrie
  • fotos de onde o peter pan vive na estoria
  • James Matthew Barrie
  • Quem foi o autor da história do Peter Pan??
  • Quem foi peter pan

Comente Via FaceBook

Comentários


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.