Scroll Top

Literatura

Quinhentismo Brasileiro: Literatura de Informação e Jesuítica, Exemplo

Quinhentismo Brasileiro: Literatura de Informação e Jesuítica, Exemplo

.É só falarmos em Literatura que todos logo pensam em Classicismo, Barroco, Romantismo… Realmente esses movimentos foram muito importantes para a literatura mundial mas talvez não tenham sido tão marcantes para o Brasil quanto o Quinhentismo brasileiro. Para quem não sabe o Quinhentismo é formado pelas primeiras manifestações literárias ocorridas no Brasil, ainda colonia.

.Como na época nosso país era povoado apenas por nativos e pelos portugueses que aqui chegaram, não se pode falar em uma literatura "do Brasil". O movimento é formado pela introdução da cultura e dos interesses europeus em terras brasileiras. Se trata de uma literatura estrangeiras em território nacional.

.Como ocorreu no século XVI o Quinhentismo demonstra o imperialismo europeu e a expansão do cristianismo. Pode ser dividido em literatura de informação e literatura jesuítica. A primeira demonstrava o interesse dos colonizadores portugueses que procuravam explorar as riquezas do Brasil. Já a segunda expressava o interesse dos jesuítas em converter os índios ao Catolicismo.

Pelo fato dos jesuítas só terem desembarcado no Brasil por volta de 1549, a literatura jesuítica representa o final do Quinhentismo. Vamos às definições:

.Literatura de informação (viajantes ou cronistas):

.

.Tem como função informar os portugueses sobre a nova terra. Formada basicamente por cartas escritas pelos portugueses que se encontravam no Brasil destinadas ao rei de Portugal. Nelas eram descritas a fauna, a flora e os nativos brasileiros.

Temos como exemplo a carta escrita por Pero Vaz de Caminha onde fica claro o assombro dos lusitanos diante de tantas belezas naturais. Os portugueses se impressionaram também com a nudez dos índios que segundo Pero Vaz andavam "com as vergonhas de fora".

Confira um trecho da famosa carta de Caminha:

.

“ … Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram. “

“ … A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador…”

.

.Literatura jesuítica:

.Com a Contra-Reforma que corria pela Europa cresceu a preocupação da Igreja Católica com a manutenção do cristianismo. A fim de conseguir mais adeptos os jesuítas foram enviados ao Brasil para converter os nativos e "torná-los puros." Essa literatura era composta por textos religiosos, poesias e teatros.

Como os nativos tinham uma língua diferente do português, a comunicação era bastante complicada entre índios e jesuítas. Para vencer esse obstáculo os religiosos apostavam em pequenas peças de teatro que representavam cenas bíblicas. Assim eles faziam com que os índios entendessem a doutrina e se convertessem ao cristianismo.

..O grande nome da literatura jesuítica no Brasil foi Padre José de Anchieta. Além de fundar um colégio o padre escreveu a primeira gramática em tupi-guarani e deixou uma extensa obra literária que inclui autos parecidos com os de Gil Vicente.

O que você achou do posto quinhentismo brasileiro??? Tirou suas dúvidas??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • literatura de informação e jesuítica
  • literatura informativa e jesuitica
  • literatura de informaçao e textos jesuíticos
  • Quinhentismo no Brasil
  • quinhentismo brasileiro
  • quinhentismo
  • literatura jesuitica

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Quinhentismo Brasileiro: Literatura de Informação e Jesuítica, Exemplo!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: