Scroll Top

Lição de casa

Realidade na Filosofia: Aristóteles, Platão e o Demiurgo, Metafísica

Confira aqui no blog Essas e Outras matéria sobre a realidade na Filosofia com pensamentos de Aristóteles, Platão e o Demiurgo, tema da Metafísica.

realidade-na-filosofia-Não há como falarmos em Realidade na Filosofia sem entendermos a Metafísica. A palavra de origem grega denomina a ciência que busca explicações para as questões mais radicais sobre o mundo e é uma das bases da Filosofia.

Através de afirmações objetivas e na grande maioria com um fundo científico ela parte dos princípios da crença e da dúvida. Numa alternância constante entre a fé e a ciência, elabora teorias acreditando ou não acreditando nas explicações já existentes.

Os filósofos Platão e Aristóteles dedicaram parte de suas vidas ao estudo da realidade e suas concepções divergiam em vários pontos, dentre eles no tocante ao materialismo e ao idealismo.

recorte-realidadehttp://www.diocir.blogspot.com.br/

Realidade na filosofia

Aristóteles defendia a existência de um primeiro motor, um Deus real e puro ou aquilo que move sem ser movido. Para ele Deus não conhece o mundo imperfeito, e menos ainda opera sobre ele, mas ainda assim dele depende a ordem, a vida e a racionalidade do mundo.

Já Platão acreditava no mundo das idéias ou Demiurgo. Ao contrário da teoria Criacionista cristã o Demiurgo não teria criado a matéria. A ação do homem se restringiria ao mundo material sendo que o mundo das ideias seria perfeito e imutável.

É claro que no estudo da realidade a ciência e a religião sempre se cruzam, concordam e na maioria das vezes se contradizem. Entender o que é o mundo, porque ele existe, para que ele existe e como ele existe não é fácil.

mundo-Nesta linha de raciocínio muitos estudiosos assumiram diferentes posições e visões. Alguns se denominavam materialistas, buscando explicações lógicas e racionais para os fenômenos crendo apenas na matéria. Era o caso de Isaac Newton e o Mecanicismo.

Existiam ainda aqueles que se diziam idealistas defendendo a existência de princípios imateriais fundamentais na criação e formação de tudo o que existe. O físico indiano Amit Goswami é um bom exemplo de idealista ou espiritualista com a ideia do observador.

Na busca pelo real, pelas categorias das coisas no mundo e pelas relações dessas coisas entre si a Metafísica nos permite criar um entendimento da realidade e da nossa existência que carrega princípios e convicções individuais bem como verdades universais em relação ao espaço, ao tempo e a finalidade de todas as coisas.

Escreva seu comentário sobre a realidade na filosofia.

Assuntos do Artigo:
  • Faça Um Paralelo Entre o Demiurgo de platão o primeiro motor de aristoteles e o deus cristao destacando semelhanças e diferenças
  • faça um paralelo entre o demiurgo de platão
  • explique o primeiro motor de Aristóteles e compare-o com o demiurgo de Platão
  • faça um paralelo entre o demiurgo de platão o primeiroMotor de Aristoteles e o Deus Critão destacando semelhanças e diferenças
  • explique o primeiro motor de arsitoteles e compare-o de demiurgo de platao
  • aristoteles metafísica
  • explique o primeiro motor de aristoteles e compare o com o demiurga de Platão

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Realidade na Filosofia: Aristóteles, Platão e o Demiurgo, Metafísica!


Seja o primeiro a comentar!

  1. jeniffer disse:

    Amei quando eu vi ele entrando naquela fazenda minha torçida e so dele…amoooooooooooo demais ele e um gatao tudo de bom…

  2. liza disse:

    gentem a vozinha da monique irrita mesmo….q forçação de barra ela querer aparecer!!!…e a bruna que agora quer dar um de reprimida!!…….kkkkkkkkkkkkkkkkkkk… PRA MIM FICA O FRANÇOIS!!!….. ele é tipo o dourado do BBB, ..FOCADO, OBEJTIVO, E JOGO É JOGO!!!….FICA FRANÇOISSS!!!…..

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: