Crochê e tricô

Receita de Gorro de Crochê com Protetor de Rosto

Confira aqui no blog Essas e Outras a receita de Gorro de Crochê com Protetor de Rosto Passo a Passo.

Em dia mais frio nada melhor do que um gorro de crochê medieval, ele tem uma parte frontal que protege o rosto do frio e o gorro feito com ponto bem fechado, que ajuda impedir o frio na cabeça também. Para uma vedação maior, a dica é forrar o gorro com tecido. Para quem não sabe ainda fazer os ponto de crochê, veja nossa matéria ensinando os primeiros pontos de crochê.

Confira abaixo o passo a passo de como fazer o gorro de crochê tipo medieval e o material usado. A cor pode ser única ou como mostra a foto da parte frontal, bicolor, sendo necessário um novelo de 170 gramas da cor predominante e sobras de lã de outra cor escolhida para protetor de rosto bicolor, além da agulha de crochê correspondente à lã usada. O modelo do gorro abaixo tem no gorro como ponto fantasia o ponto cruzado. Na receita é feito o gorro todo em ponto baixo.

gorro-de-crochê-com-protetor-de-rosto-

Gorro de crochê com protetor de rosto

Gorro de crochê

1ª carr – faça uma correntinha (corr) larga e dentro dela trabalhe 8 ponto baixo (pb), finalizando a carreira (carr) com 1 ponto baixíssimo (pbx).

2ª carr – sobe 1 corr, e trabalhe 1 pb em cada um dos pb da carreira anterior, finalise com 1 pbx.

3ª carr – sobe 1 corre faça 1 carreira de ponto baixo intercalando 1 aumento a cada pb feito, ficando 1 pb sobre um pb da carr anterior e 2 pb sobre o próximo pb da carreira anterior até terminar a carreira. Finalise com um pbx.

4ª carr – sobe 1 corr e trabalhe 1 pb sobre um pb da carr anterior, um aumento (2 pb sobre 1 pb da carreira anterior) repetindo até o final da carreira. Feche a carreira com 1 pbx.

5ª carr – sobe 1 corr e trabalhe 1 pb sobre 1 pb da carreira anterior por 3 vezes, faça um aumento ( 2 pb sobre 1 pb da carreira anterior) repetindo até o final da carreira, feche com um pbx.

6ª carr – sobe 1 corr, faça 1 pb sobre cada um dos pb da carreira anterior até o final da carreira. Feche com 1pbx. Carreira sem aumento.

7ª carr – sobe 1 corr, faça 1 pb sobre cada um dos pb da carreira anterior 4 vezes, aumento ( 2 pb sobre 1 pb da carreira anterior) repetindo até o final da carreira, feche com um pbx.

8ª carr – sobe 1 corr e faça 1 pb sobre cada pb da carr anterior, carreira sem aumento. Feche a carr co um pbx.

9ª carr – sobre 1 corr, faça 1 pb sobre cada um dos 5 pb da carr anterior, um aumento (2 pb sobre 1 pb da carreira anterior) repetindo até o final da carreira, feche com um pbx.

10ª carr – sobe 1 corr e faça um pb sobre cada um dos pb da carr anterior, carreira sem aumento. Feche com 1 pbx.

11ª carr – sobe 1 corr, faça 6 pb sobre cada um dos 6 pb seguintes e um aumento (2 pb sobre 1 pb da carreira anterior) repetindo até o final da carreira, feche com um pbx.

12ª carr – sobe uma corr e segue a carr em pb sem aumento.

13ª carr –  sobre 1 corr, faça sete pb sobre cada um dos 7 pb da carreira anterior, um aumento (2 pb sobre 1 pb da carreira anterior) repetindo até o final da carreira, feche com um pbx.

14ª carr – carreira sem aumento.

15ª carr – sobe 1 corr e segue com 8 pb sobre cada um dos 8 pb da carreira anterior e um aumento (2 pb sobre 1 pb da carreira anterior) repetindo até o final da carreira, feche com um pbx.

16ª carr – carreira sem aumento.

17ª carr – sobe 3 corr e faça 9 pb em cada um dos 9 pb da carr anterior e um aumento (2 pb sobre 1 pb da carreira anterior) repetindo até o final da carreira, feche com um pbx.

18ª carr – carreira sem aumento.

19ª carr – sobe 1 corr, faça 10 pb sobre cada um dos 10 pb da carreira anterior e um aumento (2 pb sobre 1 pb da carreira anterior) repetindo até o final da carreira, feche com um pbx.

20ª carr e demais carreiras – sem aumento até atingir + ou – 18 cm de altura ou conforme a medida esperada.

A medida da circunferência do gorro de crochê acima é de 28 cm, podendo variar conforme a densidade do ponto.

Parte que encobre o rosto

gorro-de-crochê-Uma carreira de 26 corr.

1ª carr – sobe 2 corr e faça meio ponto alto em cada uma das correntinhas.

2ª carr – sobe 2 corr e faça meio ponto alto em cada um dos pontos. A cada duas carreiras mude a cor da lã, para isso, passe o novelo de lã por dentro da laçada, puxe-o até quase fechar a laçada, passe a agulha na alça dos três próximos pontos e puxe a lã da outra cor e finalize com uma laçada.

3ª carr – sobe duas corr e faz 5 meios pontos altos, trabalhe dois pontos juntos para fazer uma diminuição, (faça um meio ponto alto deixando uma laçada na agulha,  sem finalizar este ponto, em seguida faça mais um meio pa e ao finalizar o ponto puxe as três laçadas que ficaram na agulha juntas) mais 5 meios pontos altos, mais uma diminuição, repetindo até terminar a carreira.

A cada duas carreiras troca-se a cor da lã.

Prenda com um botão ou com lã e agulha de tapeçaria o protetor de rosto no gorro de crochê na altura da orelha ou na medida que ajuste bem ao seu rosto.

Veja também PRIMEIROS PONTOS DE CROCHÊ.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • croche redondo toca
  • gorro com protetor de orelha receita
  • gorro que protege todo o rosto
  • gráfico de rosto em crochê
  • touca de croche com protetor de orelha
  • touca de croche feminina com pompom
  • touca de trico infantil passo a passo

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.