bebidas suco vivo globo Receita de Suco Vivo, Suco Verde, Suco de Luz do Sol   EnergizanteEstá precisando cuidar da saúde? Que tal fazer um suco vivo, suco verde ou suco de luz do sol? Saiba como fazer um suco saudável com legumes e grãos chamado suco vivo ou suco verde passo a passo. Veja como germinar grãos.

Suco de luz do sol (suco vivo ou suco verde)

Ingredientes

1 maçã
1 pepino
Grãos germinados*
Folhas verdes comestíveis
Legumes e raízes: cenoura, abóbora, maxixe, batata-doce, inhame, quiabo, couve-flor, abobrinha, nabo, beterraba

Modo de preparo

Corte a maçã em pedaços pequenos e tire as sementes grandes. Coloque no liquidificador. Use um pepino como socador para extrair o líquido de dentro das hortaliças. Acrescente os grãos germinados*, as folhas verdes comestíveis, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coe em um pano e beba logo em seguida.

Veja como germinar grãos: Coloque de uma a três colheres de sopa de grãos em um vidro e cobrir com água limpa. Deixe de molho por uma noite (8 horas). Cubra o vidro com filó e prenda com elástico. Despeje a água e enxague bem sob a torneira. Coloque o vidro inclinado em um escorredor em um lugar sombreado e fresco. Enxague pela manhã e à noite. Nos dias quentes, é preciso lavar mais vezes. Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.

Sugestões de sementes

Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão-de-bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, ervilha, feno-grego etc.

Um dos ingredientes mais importantes é a “grama” do trigo. Muito rica em clorofila, é encontrada em mercados e muito fácil de ser plantada em casa. É só comprar sementes de trigo e colocar em bandejas de isopor ou copos plásticos. Basta regar que ela brota, nem precisa de terra. O ideal é comer enquanto está verdinha, até a altura de cerca de um palmo.

Fonte: Ana Branco, designer e professora da PUC-RJ.