Culinária

Receita de Vaca Atolada do Super Chef 13/08/2015 Mais Você

Confira a Receita de Vaca Atolada do Super Chef do dia 13/08/2015 no Mais Você, programa da Ana Maria Braga desta quinta-feira.

O chef de cozinha Leonardo Paixão mostrou como fazer deliciosas receitas com carne de segunda, como defumar uma costela e uma receita de vaca atolada, ou seja costela com mandioca do Super chef Celebridades.

Confira como fazer esta deliciosa receita de vaca atolada suculenta, com costela macia na madioca.

Receita de vaca atolada

receita-de-vaca-atolada-do-super-chef-13-08-2015Ingredientes
– 3 kg de costela de boi com osso
– 2 litros de água
– 2 cebolas grandes descascadas e picadas grosseiramente
– 2 cenouras grandes descascadas e picadas grosseiramente
– 1 cabeça de alho cortada ao meio
– 2 alhos-porós cortados grosseiramente, inclusive a parte verde
– 1 xícara de chá de serragem seca de madeira de lei (é importante que esteja bem seca e livre de resinas)
– 30 folhas de "maria-gondó"
– 1 kg de mandioca amarela descascada
– 5 dentes de alho descascados
– 1/2 cebola picada finamente

Modo de Preparo
– Embale as costelas em uma bolsa à vácuo, individualmente. Aqueça o banho-maria à 75 graus. Cozinhe as costelas por 24 horas.
– Abra as bolsas e reserve a costela. Coe o líquido presente no fundo do saco diretamente em uma panela. Deixe esfriar e retire a gordura que ficar por cima (quando chegar à temperatura ambiente a gordura fica dura). Reserve.
– Quando a costela estiver morna, retire a camada superior de carne (matambre) que é mais fibrosa, retire os ossos e a gordura que puder. Transfira a carne para um tabuleiro menor, cubra com filme plástico e coloque alguns quilos de sal para fazer peso. Resfrie até o dia seguinte.
– No dia seguinte, retire do tabuleiro e porcione em seis unidades. Então pegue uma panela de cozinhar no vapor e coloque a serragem de madeira no fundo. Cubra com a cesta e nela coloque as porções de costela. Tampe e ligue o fogo baixo. Em um ou dois minutos uma fumaça deve começar a sair. Deixe que saia por 5 a 10 minutos e desligue. Reserve a carne.
– Ferva o caldo da costela, se estiver pouco, complete com um pouco de água, e cozinhe as mandiocas por meia hora em fogo baixo, com os dentes de alho e a meia cebola. Triture tudo em um liquidificador e acerte o sal. Deve ficar em consistência de petróleo.

Finalização
Tempere as costelas com sal e pimenta-do-reino. Aqueça no forno a 200 graus por
10 a 15 minutos. Aqueça o creme de mandioca e monte no centro de um prato fundo. Coloque a costela quente sobre o ela, espalhe as folhas de "maria-gondó" e sirva. Se quiser dobre a quantidade de folhas e misture metade na mandioca batida para mais sabor.

Gostou da receita de vaca atolada ou costela com mandioca do Super Chefe celebridades do Mais Você desta quinta-feira, dia 13 de agosto de 2015.

Assuntos do Artigo:
  • caldo feito com ossos vaca assados programa ana maria braga dia 12/07/2017

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.