Scroll Top

Educação

Redação do ENEM Dicas: Como Fazer, Manual do MEC e 5 Competências

O MEC divulgou, como já é tradição todos os anos, o Manual para a Correção das redações do ENEM. Além de apresentar os critérios para correção das Redações, ele ajuda os estudantes que estão se preparando para o exame fornecendo dicas e conselhos muito úteis.

Para quem nunca participou do processo, na Redação do ENEM são cobradas 5 competências valendo até 200 pontos cada uma. Somadas elas chegam a 1.000 pontos, nota máxima do quesito que dificilmente é alcançada. As competências são as seguintes:

  1. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos;

De forma bastante resumida, o manual recomenda que o aluno não apresente desvios gramaticais ou use termos que fujam dos padrões da norma culta. O uso de gírias tira pontos e o uso de palavrões exclui a redação da nota final do exame. O tema também deve ser bem explorado, sem que existam erros de coesão ou falta de coerência.

Ao invés de fugir do assunto central, o candidato deve expor seus variados aspectos através de argumentos reais e de preferência incontestáveis. A estrutura deve ser introdução (tese a ser defendida é explicitada), argumentos (comprovam a tese) e parágrafo final (conclusão).

Por fim, durante o texto não podem faltar propostas para o problema abordado e alternativas que respeitem os direitos humanos.  Não podem existir declarações preconceituosas ou intolerantes, uma vez que espera-se de um estudante do ensino médio a capacidade de respeitar as diferenças.

Pensando em tudo isso, sua redação será um verdadeiro sucesso!

Mas e você, o que achou das dicas? Foram úteis para a sua redação? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Redação do ENEM Dicas: Como Fazer, Manual do MEC e 5 Competências!


1 Comentário

  1. Muito bom, me ajudou bastante.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: