reino monera Reino Monera Resumo: Características, Reprodução, Bactérias e Exemplos

O Reino Monera é composto por bactérias e cianobactérias, todos seres formados por uma Célula Procarionte e de organização bastante simples que podem se agrupar em colônias. As bactérias são responsáveis por uma série de doenças mas também desempenham funções de extrema importância como, por exemplo, a decomposição de resíduos orgânicos.

Estrutura: Suas células são formadas por cinco componentes principais. São eles: parede celular ou membrana esquelética, membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos e DNA circular ou cromatina. É comum também a presença de plasmídeos, material genético não ligado ao cromossomo espalhado pelo hialoplasma. Algumas possuem ainda cápsula (envoltório da parede celular), flagelos e fibrilas.

bacteria estruturas Reino Monera Resumo: Características, Reprodução, Bactérias e Exemplos

Gram Positiva e Gram Negativa: Essa classificação usada para identificar basctérias sensíveis à penincilina, por exemplo, foi elaborada pelo bioquímico dinamarquês Hans Christian Gram. Ele descubriu que as basctérias que tinham uma camada de lipídios associada a polisacarídeos na parede celular absorviam um corante e passou a chamá-las Gram Positivas. As Gram Negativas não absorvem o corante.

Morfologia e Tipos de Bactérias: As bactérias ter várias formas e tipos de agrupamento, por isso recebem nomes diferenciados. Ex: cocos, bacilos, estafilococos entre outros.

bacterias Reino Monera Resumo: Características, Reprodução, Bactérias e Exemplos

Metabolismo: As bactérias podem ser autotróficas e realizar fotossíntese ou quimiossíntese, mas a grande maioria é heterotrófica. A energia pode ser obtida por processos aeróbicos, anaeróbicos facultativos ou obrigatórios.

Reprodução: As bactérias podem ter reprodução assexuada (divisão binária ou esporulação) ou sexuada (conjugação, transdução ou transformação).

As cianobactérias, embora sejam obrigatoriamente autotríficas e possuam pigmentos fotossintetizantes, em geral são bem parecidas com as bactérias. Vale lembrar que as bactérias também podem ser usadas em processos industriais e no chamado ciclo de nitrogênio.

Mas e você, o que achou do resumo? Foi útil para os seus estudos? Deixe o seu comentário.

Fontes: LINHARES, Sérgio. GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Série Brasil – Ensino Médio (vol. único). Editora Ática. São Paulo, 2005.

UZUNIAN, Armênio. BIRNER, Ernesto. Biologia, vol. único (2ª ed). Editora Harbra Ltda. São Paulo, 2004.

Assuntos do Artigo

  • reino monera caracteristicas
  • caracteristicas do reino monera
  • reino monera
  • caracteristicas gerais do reino monera
  • reino monera caracteristicas gerais
  • reino monera resumo
  • principais caracteristicas do reino monera
  • característica do reino monera
  • reprodução do reino monera
  • características reino monera