Relevo Submarino: Resumo da Estrutura, Forma, Tipos e Características

relevo submarino Relevo Submarino: Resumo da Estrutura, Forma, Tipos e CaracterísticasRelevo Submarino: Resumo da Estrutura, Forma, Tipos e Características

.Da mesma forma que possuimos montanhas, planícies e planaltos na superfície dos continentes, o fundo do mar tem formas e estruturas variadas de relevo que se alteram pela ação de agentes externos e internos.

Uma das diferenças existentes entre o relevo submarino e o relevo continental é que o segundo não se altera pela ação de agentes atmosféricos, tendo como agente externo apenas a água. O movimento da água que está associado a fatores como o vento, o sol e a lua altera a forma desse relevo.

relevo Relevo Submarino: Resumo da Estrutura, Forma, Tipos e Características

.Seus principais compartimentos são: plataforma continental, talute e região palégica. Confira a definição e as características de cada um deles:

.* Plataforma continental: área de relevo plano e de pequena profundidade, cerca de 200 metros que recebe a luz solar e possui vegetação e animais marinhos em abundância. Formado por rochas sedimentares as plataformas favorecem a pesca e a exploração de petróleo e gás natural. São de grande valor econômico.

relevo do fundo do mar Relevo Submarino: Resumo da Estrutura, Forma, Tipos e Características

.

* Talute: área que pode ser definida como a borda da plataforma continental. Tem um desnível que pode chegar a 2 mil metros e na base se encontra uma crosta continental ou outra continental. Pode fazer parte de uma fossa marinha quando se encontra com uma placa convergente.

* Região Palégica: área geológicamente diferente da crosta continental onde se existem diversas formas de relevo diferenciadas. Dentre elas temos: bacias, fossas, montanhas e dorçais. Existem ainda algumas ilhas oceânicas de origem vulcânica.

O que você achou do resumo sobre relevo submarino??? Deixe o seu comentário.

Etiquetas

  • relevo submarino
  • relevo submarino resumo
  • o relevo submarino
  • tipos de relevos
  • tipos de relevo submarino
  • video dorelevo subimarino