Remédios Caseiros

Remédios Caseiros para Afta – Causas do Machucado na Boca

Remédios Caseiros para Afta – Causas do Machucado na Boca

Um leve ardor e incômodo que logo se torna mais intenso dificultando a alimentação e até falar dependendo de onde está o machucadinho. Estamos falando da afta, um tipo de úlcera que aparece na mucosa da boca, gengiva ou embaixo da língua e que leva em média duas semanas para desaparecer.

Confira abaixo as causas do aparecimento, sintomas e dicas de tratamentos e remédios caseiros para afta fáceis de fazer.

tratamentos-remédios-caseiros-para-afta-

Causas e sintomas da afta

Um problema que acomete na maioria das vezes mulheres e que pode ter fundo genético ou de ambientação, a afta pode aparecer num machucadinho único ou em vários machucadinhos ao mesmo tempo. Os primeiros sintomas da afta é um leve ardor ou queimação que em dois dias surge uma cavidade rasa arredondada, coberta por uma película branca e com a mucosa próxima a região toda avermelhada que dói muito ao contato de alimentos ácidos principalmente. Nas crises de aftas é possível  ainda a pessoa ter febre e ínguas.

O estresse, a falta de vitamina B12 e C, a imunidade baixa, alterações hormonais, inflamações estomacais, refluxo, alergia a bactérias da boca, ferimento durante a escovação ou por outra causa como o uso de aparelho ortodôntico podem levar ao aparecimento da afta.

Remédios caseiros para afta

Alguns cuidados simples podem amenizar a dor causada pela afta, aliviando o ardor ao ingerir alimentos. Atenção ao escovar os dentes, mastigar devagar, evitar alimentos ácidos, condimentados e picantes são as primeiras providências a serem tomada em crise de aftas.

 – Colocar um pedaço de gelo no local ameniza a dor e o incômodo.

 – Uma pitadinha de sal na feridinha arde na hora, mas amortece a área afetada aliviando a dor por um tempo e ajudando na cicatrização.

 – O bicarbonato de sódio é um aliado no tratamento da afta. A dica é passar com as pontas dos dedos uma pitadinha de bicarbonato de sódio sobre o machucado, que vai aliviar a dor e acelerar a cicatrização.

 – Compressas com chá de alfavaca e saião ajudam cicatrizar as aftas.

 – Alimentos ricos em vitamina B12, vitamina C, ferro, ácido fólico e zinco ajudam a diminuir as crises.

 – Suco das folhas de amora colocada sobre o ferimento ajuda na cicatrização.

 – Bochechos com o suco da cidra curam aftas.

 – A emulsão de sementes de marmelo trituradas em água é ótimo remédio caseiro para tratar aftas.

 – Comer melancia ajuda melhorar a afta.

 – O mel tem ação anti-bactericida e cicatrizante, a dica é fazer gargarejo com uma solução de mel com vinagre ou sal de bórax para curar as aftas.

Em casos de úlcera aftosa que permanecem por mais de três semanas na boca é preciso buscar orientação médica.

Escreva seu comentário e dicas.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.