Rémédios Caseiros para Diabetes: Chás de Ervas medicinais no controle da Glicemia

ervas e diabetes combate Remédios Caseiros para Diabetes: Chás de Ervas no controle da GlicemiaA diabetes é uma síndrome metabólica de causas variadas, decorrente da falta ou deficiência da insulina, hormônio produzido no pâncreas,  responsável pelo metabolismo da glicose cuja falta leva a diabetes.

A alta taxa de açúcar no sangue é sinal de diabetes. A diabetes pode ser do tipo 1 e do tipo 2, sendo que a diabete do tipo 1 ocorre devido um defeito no sistema imunológico que destrói as células que produzem a insulina e atinge cerca de 10% das pessoas com a doença já a diabetes do tipo 2 representa 90% das pessoas com diabetes é causada pela resistência à insulina ou da deficiência na secreção da insulina.

A diabete pode ser ainda gestacional  ou causada por defeitos genéticos ligados a outras doenças ou ao uso de medicamentos.

A doença deve ser diagnósticada e tratada com medicações recomendadas por médicos endocrinologistas especializados. Como paleativo, alguns remédios caseiros podem ser usados para ajudar a melhorar os sintomas da doença, como os chás de ervas medicinais, muito indicados e procurados .

Confira folhas e ervas que podem ajudar no tratamento:

 

Pata de vaca

A pata de vaca, são as folhas de uma árvore frondosa com flores de cores variadas, muito conhecida e popular no Brasil, que em forma de chá atua beneficamente contra a diabetes.

Segundo pesquisas a pata de vaca controla os níveis de açúcar no sangue estimulando a ação da insulina no combate a diabete.

Segundo estudos, a Pata de vaca contém grande quantidade de flavonóides, substância que ajuda a preservar a função das células que produzem a insulina. Pesquisas da UnB, afirmam que foi encontrada na Pata de vaca substâncias tóxicas, que em excesso podem ativar receptor que aumentam o risco de câncer de útero e de mama.

Erva mate

A erva mate, muito usada em forma de chá quente ou frio em grande parte do Brasil, e em forma de chimarão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná combate o colesterol, a diabetes e alguns tipos de câncer.

Rica em antioxidantes,a erva mate combate radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Seu consumo diário emagrece, acelera o metabolismo do nosso organismo representando mais queima de gordura e perda de peso.

Verde ou tostada, em forma de chimarrão ou de chá gelado o efeito curativo da erva mate é o mesmo.

A erva mate, em 2 meses de tratamento, diminue em 10% os níveis do colesterol e do diabetes do nosso organismo. Age também atenuando as complicações da diabetes, como doenças renais, doenças cardiovasculares, de visão e dos nervos.

Se ingerida junto com a alimentação(antes, durante e depois), diminue a absorção do colesterol dos alimentos. A recomendação diária da erva mate é um litro do chá ao dia feito com 2 colheres de sopa da erva mate, em doses de 3 xícaras antes , durante e depois das refeições.

A erva mate pode causar efeitos colaterais como dor no estômago, insônia, taquicardia em pessoas sensíveis aos componentes da erva.

São recomendados ainda ervas como a carqueja, erva doce entre outras no combate da diabetes.

Gostou das dicas? Conhece alguma erva infalível contra a doença? Comente.