Lição de casa

Renascimento: Trecento e Quattrocento, Humanismo e Avanços Científicos

Renascimento: Trecento e Quattrocento, Humanismo e Avanços Científicos

Recebe o nome de Renascimento ou Renascença o movimento cultural que teve início na Península Ibérica no século XIV e tomou conta da Europa. Inspirado no período greco-romano, ele influenciou a literatura, a ciência, a filosofia e as artes em geral.

Os grandes defensores da renovação valorizavam o espírito crítico e eram totalmente avessos aos padrões definidos pela Igreja Católica. Eles acreditavam na diversidade de idéias, no racionalismo e no indivisualismo que seriam a base para uma sociedade mais humanista.

O humanismo colocava o ser humano como o centro das indagações dos pensadores que o consideravam a obra prima de Deus. Essa idéia era defendida pelo antropocentrismo, grande opositor do teocentrismo.

Um fator que foi decisivo para a disseminação do pensamento renascentista foi a invenção da imprensa por Gutenberg. O germânico inventou um sistema de impressão que agilizou o processo de produção de livros e diminuiu o tempo de disseminação de notícias e idéias.

.O movimento renascentista foi dividido entre dois períodos, o Trecento e o Quattrocento. O primeiro seria o momento inicial da renascença, quando mudanças começavam a aparecer mas os representantes ainda traziam traços medievais fortes.

.O idioma principal dos textos era o toscano e os principais artistas foram: Giovanni Boccaccio, Dante  Alighieri e Giotto di Bondoe.

.Já no Quattrocento houve um aperfeiçoamento dos conhecimentos  científicos. Técnicas como a perspectiva passaram a ser usadas para dar uma aparência mais real a pintura. Destacaram-se artistas como: Paolo Uccello e Sandro Botticelli.

Entre os avanços científicos podemos citar:

  • Criação da Teoria Heliocêntrica por Nicolau Copérnico;
  • Descoberta do processo de circulação sanguínea por Willian Harvey;
  • Estabelecimento do método indutivo do conhecimento por Francis Bacon;
  • Descoberta da órbita elíptica e não circular dos planetas por Joahannes Kepler;

Mas e você, o que achou do resumo? Deixe seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • trecento
  • Quattrocento
  • renascimento quattrocento
  • pinturas renascentista mais famosas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.