Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Reparação de Mama pelo SUS: Câncer de Mama e Cirurgias, Informações

Reparação de Mama pelo SUS –  Câncer de Mama e Cirurgias. Informações sobre cirurgia e reparação de mama ao mesmo tempo.

reparacao-de-mama-2013Foi publicada hoje, 25/04/2013, no Diário Oficial a Lei aprovada no mês de março, onde o SUS passa a fazer em cirurgia única, a retirada e reparação de mama em casos de mulheres com câncer de mama.

O câncer de mama, tipo de doença mais comum nas mulheres, embora possa afetar os homens também, é considerado uma das doença que mais atinge as mulheres.

O benefício que atende as mulheres com câncer de mama, foi aprovado nos últimos dias, determina que ao fazer a retirada da mama com a doença, na mesma cirurgia será feita a reparação de mama, tudo pelo SUS.

A notícia então é que o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a realizar a partir desta quinta-feira, dia 25 de abril de 2013, a cirurgia plástica reparadora de mama em seguida a sua retirada ocasionada pelo câncer de mama. O intuito da providência é que no mesmo procedimento cirúrgico seja feita a reparação da mama.
 
A determinação que foi publicada nesta quinta no Diário Oficial da União vai beneficiar muitas mulheres, que terão de volta a autoestima e a diminuição do trauma e consequências negativas ocasionadas pelo câncer de mama. Atualmente além das mulheres de meia idade, o câncer de mama vem atingindo grande número de jovens, afirmam pesquisas feitas sobre o assunto.
 
O diagnóstico precoce do câncer de mama deve ser feito através do autoexame, ultrassonografia, mamografia ou ressonância magnética.

Nos casos da doença que for necessário a retirada da mama, a portaria estabelece que, se a reconstrução imediata da mama não for possível, a portadora da doença deve ser encaminhada para acompanhamento e deve ser oferecido a ela a garantia de realização da cirurgia assim que alcançar as condições clínicas prescritas.

A aprovação da nova lei no senado, tem por intuito principal atender as mulheres mais pobres, em que as cirurgias são adiadas por tempo indeterminado em muitas das unidades do sistema público preparadas para o procedimento cirurgico de reparação de mama.

Hoje são apresentados inúmeros casos de mulheres que necessitam da cirurgia de reparação de mama, que estão há anos em longas filas de espera, tirando destas mulheres já sofridas pela doença, o direito de se refazerem fisicamente e emocionalmente.

Das 68 mil mulheres que passaram pela retirada da mama devido o câncer, somente 10% delas tiveram a oportunidadede fazer a cirurgia de reparação de mama, infelizmente.

Segundo autoridades da saúde, será feito um mapeamento da necessidade mais vigente dos casos que necessitam de atenção no país para a ampliação do serviço aos estados e municipícios.

Como sabemos, o SUS é um benefício oferecido à todos os cidadãos, financiado com meios arrecadados pelos impostos e contribuições sociais pagos pelo povo e compõe os recursos do governo federal, estadual e municipal.

Comente aqui no blog Essas e Outras sua opinião sobre a nova lei de reparação de mama. Conheçe alguém que necessite da cirurgia de reparação de mama? Comente.

Obrigada pela visita e até mais…

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Reparação de Mama pelo SUS: Câncer de Mama e Cirurgias, Informações!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: