Saúde e Bem Estar

Reposição Hormonal Masculina,Feminina: Andropausa, Menopausa Bem Estar

A reposição hormonal, embora ainda seja vista por alguns com maus olhos, pode trazer benefícios positivos tanto para mulheres como para homens.

Com a chegada da menopausa nas mulheres e da andropausa nos homens, a queda dos hormônios são inevitáveis. Um processo natural, que pode ser tratado, melhorando os sintomas tão desagradáveis causados nesta fase da vida.

Com o decorrer dos anos, ao chegarmos no tempo da menopausa ou andropausa  a queda de alguns hormônios é brusca, o que provoca a diminuição da força física, da disposição e do desejo sexual.

Segundo médicos do Bem Estar na Globo em 01/08/2012, nas mulheres, o Estrogênio cai 30% aos 50 anos, com flutuações na menopausa. A progesterona cai 75% entre os 35  e 50 anos com contínio declínio , desaparecendo quase por completo após a menopausa. Tais hormônios regulam o ciclo menstrual e a fertilidade feminina, e  também têm relação com a libido, com a circulação e com o fortalecimento dos ossos. Por isso, a queda na produção hormonal aumenta as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares e da osteoporose nas mulheres.

Nos homens, a diminuição da produção dos hormônios masculinos chega com a andropausa, causando a deficiência androgênica, o que acontece normalmente acima dos 40 anos, o que ainda não está bem definido na literatura.

Nos homens, com o envelhecimento, a diminuição da testosterona acontece lenta e gradualmente. A reposição hormonal é indicada por médicos especialistas quando em exames laboratoriais o resultado se confirma por várias vezes.

A deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM), como é chamada pela Sociedade Brasileira de Urologia, o declínio da taxa da testosterona varia de 1 a 2 % ao ano, a partir dos 50 anos de idade.

Os sintomas causados na andropausa com a queda da testosterona podem ser:

  • Fraqueza, depressão, insônia, Fadiga e irritabilidade.
  • Alterações anatômicas nos testículos, diminuição das células que produzem a testosterona.
  • Diminuição do desejo sexual e qualidade da ereção, principalmente as noturnas.
  •  Mudança de humor, cansaço, menor atividade intelectual.
  • Diminuição da massa muscular e aumento da disposição de gordura visceral na parte superior e central do corpo.
  • Diminuição de cabelos e de pelos no corpo.
  • Alterações na pele  com diminuição de espessura e hidratação.
  • Casos de osteoporose, resultante da diminuição da densidade óssea mineral.

Os benefícios alcançados com o tratamento do envelhecimento masculino, a andropausa  traz melhora na sensação de bem estar, libido e força muscular, aumento da massa magra, diminuição limitada da massa gorda corpórea e diminuição da depressão do idoso. O tratamento deve ser evitado em casos de câncer de próstata e de mamas.

Exames laboratoriais com prescrição médica são indispensáveis para diagnosticar o problema, assim como para receituário de reposição hormonal.

Veja abaixo quadro do Bem Estar sobre  Andropausa.

Veja abaixo quadro sobre como funciona a reposição hormonal.

 

Escreva aqui um comentário.

Fonte – G1. UOL.

Assuntos do Artigo:
  • reposição de testosterona

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.