Animais

Reprodução de Jacarés Papo Amarelo – Informações sobre Agronegócio

Reprodução de Jacarés Papo Amarelo – Informações sobre Agronegócio

criadouro-de-jacarés-papo-amarelo-sor-informações-sobre-agronegócio-Um mercado com muita procura e pouca oferta, a reprodução de jacarés Papo Amarelo tem se tornado um negócio atraente. Já são quinze criadouros no Brasil, todos regulamentados com o Ibama, sendo sete dos quinze criadouros brasileiros no estado de São Paulo.

Os jacarés Papo Amarelo são uma das seis espécies encontradas no Brasil, é considerado um animal tranquilo, que estão preocupados em defender sua ninhada dos predadores, mas que podem atacar, segundo especialistas no assunto, é necessário cuidado redobrado com a segurança. Um jacaré deste pode chegar até 30 anos de idade.

A reprodução dos jacarés de Papo Amarelo são para a produção de carnes e peles, um mercado que vem crescendo muito no Brasil e os criadores acreditam no sucesso do investimento. Neste ano estima-se que serão destinados 1 mil jacarés de Papo Amarelo para o abate e até agora, toda carne e pele é para o mercado nacional.

Reprodução e criação dos jacarés Papo Amarelo

criadouro-de-jacarés-sor-informações-sobre-agronegócio-

Os primeiros animais foram doados pela Universidade de São Paulo, a USP. Em uma fazenda em Porto Feliz, sua atividade começou com 100 répteis e segundo Luís Bassetti, veterinário que acompanha este tipo de criação, abriga hoje 2,4 mil animais em 52 recintos.

A reprodução dos jacarés Papo Amarelo é feita em uma sala toda climatizada, mantendo a umidade e a tempertaura ideal, dado importante para o sucesso da reprodução.

Duas fêmeas e um macho de jacaré são colocados em baias separadas, os reprodutores podem botar até 30 ovos.

Os ovos são coletados e ficam em ninhos individuais. O sexo dos filhotes de jacaré é determinado pela temperatura ambiente e de encubação, sendo que para nascer fêmea, a tempertaura deve ser de 28 a 30 graus e para nascer machos é de 30 a 32 graus. Temperaturas fora de 28 a 34 graus podem causar a morte dos embriões.

É colocado no fundo da caixa onde ficam os filhotes uma camada de vermiculita, umas pedrinhas que ajudam manter a umidade e a segurar os ovos, que são cobertos com capim para manter o calor e umidade.

As fêmeas botam ovos uma vez ao ano que passam por um período de incubação de 80 dias. Segundo o veterinário, os ovos eclodem  de meia em meia hora, e no prazo de 30 dias  nascem em média 1,2 mil filhotes de jacarés no criadouro. A mortalidade é baixa, pois trata-se de um animal rústico e resistente a infecções.

A temperatura ideal para o bom desenvolvimentod dos jacarés Papo Amarelo é de 32°C. Durante o inverno é preciso fechar as estufas para manter a caloria e parar com a alimentação, já que o metabolismo do jacaré diminue neste período. A alimentação no inverno pode causar a morte, devido o apodrecimento do alimento no estômago.

O período sem alimentação é de em média dois meses nos dias mais frios. Quando acontece a alimentação é servido pescoço e cabeça de frango moídos, misturados com óleo de peixe.

É necessário uma equipe qualificada, com treinamento de em média seis meses para trabalhar com a reprodução e criação do animal, que deve ser manipulado o mínimo possível evitando o estresse. É um trabalho que causa medo, mas que com o tempo gera confiança com relação aos animais.

Os jacarés Papo Amarelo passam a maior parte do tempo na água, cerca de 70% e ficam submersos por até 45 minutos. 

Para quem procura uma forma de agronegócio a reprodução e criação de jacarés Papo Amarelo para a produção de pele e carne é um bom negócio.

Vale lembrar que é necessário um abatedouro que atenda as exigências sanitárias para comercializar a carne do jacaré de papo amarelo.

Escreva seu comentário sobre a criação de jacarés Papo Amarelo.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.