Saúde e Bem Estar

Ressaca-Como se Livrar dos Efeitos do Excesso de Álcool após as Festas

.Ressaca-Como se Livrar dos Efeitos do Excesso de Álcool após as Festas

Ressaca-Como se Livrar dos Efeitos do Excesso de Álcool após as Festas

Após abusar nas comemorações e festas, sabemos que os efeitos do álcool são inevitáveis. Dor de cabeça, vômito, diarréia, boca amarga, desidratação são alguns dos sintomas mais frequentes.

O excesso de álcool traz toxinas para nosso organismo, afeta o nível de nutrientes e vitaminas, desiquilibra o nível de açúcar e tira a energia do nosso corpo.

A nutricionista Karin Honorato falou no G1 por que a sensação é provocada: “Quando você consome o álcool, ele aumenta rapidamente o nível de açúcar do organismo e, consequentemente, há uma queda. É nessa queda que o organismo quer se recompor. Por isso, as pessoas, após a ingestão de bebida alcoólica, sempre querem aumentar o consumo de comidas gordurosas, de açúcar e, até mesmo, de alimentos com muito sal. É uma espécie de recompensa rápida para o organismo”. A nutricionista alerta que esses alimentos, além de não possuírem nutrientes, acabam prejudicando o funcionamento do fígado, já afetado pelo consumo do álcool.

O que fazer para combater a ressaca? Verduras escuras são a melhor dica para eliminar as toxinas causadas pelo excesso de bebida. Comer vegetais no dia seguinte, em sucos, saladas e alimentação em geral, ajuda acabar com a ressaca mais rapido. Segundo a nutricionista, repolho cru, ajuda o fígado, e melhora os sintomas da dor de cabeça.

Os líquidos são fundamentais para quem bebeu muito. Karin Honorato afirma que, consumir água, cerca de dez copos por dia, é muito importante. Os chás feitos com ervas, como o boldo e a alcachofra também ajudam aliviar a ressaca. “O boldo possui a boldina, que é uma substância ativa, e a alcachofra, possui a cinarina. Todas essas duas substâncias são hepatoprotetoras, ou seja, protegem as células do fígado, desintoxicam e ajudam a bile a funcionar melhor”, explica a nutricionista. Em caso de desidratação, diarreia ou vômito, decorrentes do consumo de bebida alcoólica, a dica ingerir, também, ao longo do dia, isotônicos naturais, como a água de coco, ou industrializados.

Deixe seu comentário sobre o assunto da ressaca.

Para ver receita de suco revigorante contra ressaca CLIQUE AQUI.

Assuntos do Artigo:
  • excesso de alcool
  • excesso de alcool no organismo

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.