Scroll Top

Resumos

Resumo de Biologia – Proteínas e Vitaminas

Resumo de Biologia – Proteínas e Vitaminas

PROTEÍNAS

Do ponto de vista estrutural, as proteínas são as substâncias mais importantes, pois estão presentes em todas as partes da célula. São também fundamentais no funcionamento do organismo, uma vez que o controle das reações químicas depende das enzimas, que são moléculas proteicas.

AMINOÁCIDO

Proteínas são polímeros, cujos monômeros são chamados aminoácidos. Aminoácido é uma molécula orgânica que apresenta dois grupos funcionais: uma amina (NH2) e uma carboxila (-COOH). Na fórmula geral de um aminoácido, a letra R corresponde a um radical que diferencia um aminoácido do outro. Existem vinte tipos de aminoácidos que participam da formação das proteínas.

resumo-de-biologia-proteínas-e-vitaminas-

Os vegetais, por meio das cadeias carbônicas obtidas na fotossíntese e do nitrato (NO3) retirado do solo, fabricam todos os aminoácidos que necessitam. Os animais não são capazes de sintetizar aminoácidos por esse processo, mas podem criar aminoácidos recombinando partes de outros aminoácidos adquiridos na nutrição. Os aminoácidos que não podem ser fabricados pelos seres humanos são chamados de essenciais, e devem ser incluídos na dieta.

ESTRUTURA DA PROTEÍNA

A união entre a carboxila e a amina é chamada de ligação peptídica. O composto formado é chamado de peptídio. Se forem apenas duas unidades, trata-se de um dipeptídio; se forem três, tripeptídio, vários aminoácidos formam um polipeptídio.

A diferença entre as proteínas está na sequência de aminoácidos. Essa sequência característica, chamada de estrutura primária, é responsável pelas propriedades da molécula. A troca de um único aminoácido pode alterar as propriedades da proteína.

As proteínas apresentam pontes de hidrogênio, que alteram a estrutura da molécula, tornando-a enrolada. Esse enrolamento da cadeia polipeptídica é chamado de estrutura secundária.

Na maior parte dos casos, a cadeia de aminoácidos se enrola mais de uma vez, e a hélice descreve curvas nas três direções do espaço, dobrando-se várias vezes sobre si mesma. Esse novo enrolamento é chamado de estrutura terciária.

Existem ainda proteínas formadas pela associação espacial de várias cadeias polipeptídicas enroladas. Essa estrutura é classificada como quaternária.

DESNATURAÇÃO

Calor, variação no pH e algumas substâncias químicas podem romper as pontes de hidrogênio e outras ligações que mantêm a estrutura espacial das proteínas. Com isso, elas perdem suas propriedades características. Ou seja, esses fatores causam a desnaturação da proteína. Basta ajustar o fator que causou a desnaturação para que a proteína volte à forma original.

ENZIMAS

As reações químicas do metabolismo ocorrem entre moléculas orgânicas, que necessitam de uma energia inicial (energia de ativação) muito alta. Por isso só poderiam ocorrer em temperaturas muito altas, que destruiriam o ser vivo. Esse problema é resolvido pelas enzimas, que, quase sempre, são proteínas que funcionam como catalisadores, diminuindo a demanda de energia de ativação. Desse modo, as enzimas tornam as reações possíveis em temperaturas mais baixas, compatíveis com a vida.

Na maioria dos casos, a enzima está associada a uma substância química não-proteica, chamada de coenzima ou radical prostético. Há uma área da enzima (o centro ativo) com formato capaz de se encaixar nos reagentes (substratos) e tornar mais fácil a reação entre elas. O encaixe entre a enzima e o substrato é equivalente ao de uma chave na fechadura, o que significa que as enzimas são específicas. Ao terminar a reação, a enzima é totalmente regenerada e está pronta para repetir a operação com outras moléculas de substrato.

resumo-de-biologia-enzimas-

VITAMINAS

As vitaminas são nutrientes reguladores. Com as enzimas, controlam as reações químicas do corpo; por isso são indispensáveis ao bom desempenho das funções orgânicas. Uma dieta variada garante o suprimento de todas as vitaminas necessárias.

Existem as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que se dissolvem bem em gorduras. E existem as hidrossolúveis (C e complexo B – vitaminas B1, B2, B6, B12, ácido fólico e niacina), que se dissolvem bem em água.

resumo-de-biologia-quadro-de-vitaminas

 Escreva seu comentário do resumo de biologia sobre proteínas e vitaminas.

FONTE: Linhares, Sérgio. Biologia: volume único – 1. ed. – Ática, 2005.

Assuntos do Artigo:
  • biologia agua e as proteina resumo
  • resumo de substancia organica e proteina
  • vitaminas biologia
  • vitaminas EM BIOLOGIA

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Resumo de Biologia – Proteínas e Vitaminas!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: