Scroll Top

Resumos

Resumo de Eletrofisiologia do Coração

Resumo de Eletrofisiologia do Coração

resumo-sobre-fisiologia-do-coração-O coração humano apresenta um conjunto de células capazes de gerar impulsos e promover a contração do miocárdio de forma relativamente autônoma. Essas células não necessitam de estímulo externo para gerarem potenciais de ação, formando assim um sistema de marca-passo, observado em:

  • NÓ SINOATRIAL – localiza-se no átrio direito e é considerado o marca-passo principal do coração.
  • NÓ ATRIOVENTRICULAR – localiza também no átrio direito, mas próximo ao seio coronário – Retarda o potencial de ação gerado no nó sinoatrial para impedir que ele chegue ao mesmo tempo nos átrios e nos ventrículos (mecanismo que previne sístoles simultâneas).
  • FEIXE DE HIS – forma uma rede de condução intraventricular com as fibras de Purkinge.

O potencial de repouso do coração é mantido numa faixa entre -80 e -90mV, o que pode ser explicado pelo fato do canal de sódio responsável pela fase inicial do potencial de ação apresentar inativação dependente de voltagem (em -90mV a probabilidade de inativação do canal para Na+ é pequena, o que garante ao potencial de membrana do miocárdio uma excitabilidade normal).

Conforme o potencial de repouso se torna menos negativo, há menor inativação de canais para K+ e o miocárdio se torna menos excitável (excitabilidade reduzida).

Quando há o aparecimento de uma dispersão espacial de potenciais de repouso surgem correntes extracelulares, bloqueios de condução e há a formação de circuitos de reentrada (o que pode gerar arritmias).

 resumo-sobre-fisiologia-do-coração-12Potencial de Ação Rápido – miocárdio de trabalho atrial e ventricular – feixe de His e fibras de Purkinge.

FASE 0: despolarização causada pela corrente de Na+ dependente de voltagem (há retroalimentação negativa, o que garante uma despolarização grande e rápida).

FASE 1: repolarização rápida e transitória causada pela abertura de canais de K+ transientes de efluxo, que são ativados por despolatização. Há também uma corrente de efluxo através de canais para Cl- nas fibras de Purkinge.

FASE 2 (fase de platô): tanto as correntes despolarizantes (Ca++ tipo L, Na+ e trocador Na+/Ca++) quanto as correntes repolarizantes (fechamento de canais para K+, bomba de Na+/K+ e inativação de canais de K+ transientes) são pequenas e de amplitudes muito parecidas, o que faz com que o fluxo efetivo de cargas seja muito pequeno.

FASE 3: predomínio de correntes de efluxo (ativação de canais para K+ dependentes de voltagem, retificadores retardados e reabertura de canais para K+).

FASE 4: balanço entre as correntes de efluxo e de influxo que geram uma corrente efetiva nula.

Potencial de Ação Nodal – nas células dos nós sinoatrial e atrioventricular não há participação dos canais de Na+ na gênese do potencial de ação, sendo que a principal corrente despolarizante é a de Ca++ do tipo L (há ativação mais lenta e a densidade da corrente é menor).

FASE 1: despolarização por ação de canais para Ca++ transientes.

FASE 2: despolarização rápida e mantida pelos canais de Ca++ de longa duração.

FASE 3: repolarização rápida por ativação de canais para K+.

FASE 4: inativação de canais para K+.

Nos nós sinoatrial (NSA) e atrioventricular (NAV) não há um potencial de repouso fixo. A repolarização é seguida por uma despolarização lenta (despolarização diastólica) ou fase 4 dos potenciais de ação automáticos.

Assim, a propagação da atividade elétrica no coração se dá na seguinte ordem:

  1. nó sinoatrial (NSA);
  2. átrios
  3. nó atrioventricular (NAV)
  4. fibras de Purkinge (feixe de His)
  5. ventrículos

FONTE: AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. 3ª Ed. Fisiologia Cardiovascular. Coordenadora: Lisete Compagno Michellini.

Escreva seu comentário sobre o resumo de Eletrofisiologia do Coração.

Assuntos do Artigo:
  • foto de coração
  • fotos de coracao
  • imagem de coração
  • eletrofisiologia do coração humano

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Resumo de Eletrofisiologia do Coração!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: