Scroll Top

Resumos

Resumo de Física sobre Leis de Newton e Peso

Resumo de Física sobre Leis de Newton e Peso

Isaac Newton, grande cientista do século XVII, formulou o conceito de força e elaborou três leis capazes de analisar a atuação das forças em corpos. As leis colaboraram para o avanço da Mecânica.

leis-de-newton-peso-

Força nada mais é que a ação capaz de modificar a velocidade de um objeto. Por exemplo, uma cadeira está parada em relação ao chão. Quando aplicamos uma força com os braços na cadeira, ela começará a se deslocar. A cadeira só se move porque estamos aplicando uma determinada força nela.

Leis de Newton

Primeira Lei de Newton diz que um corpo em repouso permanece nesse estado se nenhuma força atuar sobre ele, ou se a resultante das forças for nula. Além disso, diz também que um corpo em movimento retilíneo uniforme (MRU) permanecerá nesse mesmo movimento se nenhuma força atuar sobre ele.

Essa lei também é conhecida como Lei da Inércia. Podemos analisar um caso para entendermos melhor do que se trata essa lei. Você lembra do caso da cadeira apresentado anteriormente? Esse caso é um grande exemplo da Primeira Lei de Newton, pois quando não aplicamos força sobre a cadeira, ela não andará. Em outras palavras, a inércia dela será conservada.

Segunda Lei de Newton também é conhecida como Lei Fundamental da Dinâmica. Essa lei é uma fórmula:

Onde F é a força, cuja unidade de medida é [N]. A letra m significa massa em [kg] e a letra a simboliza a aceleração [].

Como sabemos, a aceleração é uma grandeza vetorial, ou seja, apresenta módulo, direção e sentido. Como consequência da fórmula apresentada anteriormente, a grandeza força também é vetorial, apresentando a mesma direção e sentido da aceleração do sistema apresentado. O módulo da força é diferente da aceleração devido a massa do corpo analisado.

Terceira Lei de Newton afirma que se um determinado corpo X exerce uma força sobre um corpo Y, este exerce sobre X uma força de mesmo módulo e direção, porém, sentido oposto.

Para simplificar melhor essa ideia, vamos analisar outro caso. Vamos utilizar a mesma cadeira dos exemplos apresentados anteriormente. No entanto, iremos empurrar a cadeira com uma força elevada. O que acontecerá? A cadeira será arremessada para uma distância considerável de você em um determinado intervalo de tempo. Mas o que aconteceu com você no instante em seguida de empurrar a cadeira? Você sentirá seu corpo lançado no sentido oposto da cadeira! Isso mesmo! Leia novamente a Terceira lei de Newton e faça o experimento. Use cadeira com rodas, causará menos barulho e danificará menos o piso do local onde você realizará o experimento.

Outra ideia, consequente da Segunda Lei de Newton, é o significado de uma palavra bastante usada no cotidiano: peso. O senso comum pode dar uma ideia errada de peso. Quando uma pessoa vai se “pesar” em uma balança em uma farmácia, ela geralmente diz que estar com n quilogramas. Ou seja, ela falou a massa que está naquele momento. Então porque essa pessoa não diz: vou ver com que quantidade de massa eu estou?

A resposta está na definição de peso e no uso incorreto dela.

Peso é uma FORÇA, cuja unidade é dada em [N]. Peso é a força que exercemos com a aceleração da gravidade.

O que a balança faz é mais ou menos o seguinte: ela mede o seu peso. Vamos supor que o meu peso seja 600N. Utilizando a aceleração da gravidade com um valor próximo de 10  , temos que minha massa é aproximadamente 60 kg. O resultado que vemos é a nossa MASSA, e não o nosso PESO.

lei-de-newton-peso-massaEscreva seu comentário sobre o resumo de física, que fala das Leis de Newton e peso.

Fonte –  Gaspar, Alberto. Física, volume único. 1. Ed. – São Paulo – Ática, 2005.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 1,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Resumo de Física sobre Leis de Newton e Peso!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: