Artistas Expressionista – Movimento Cultural e Obras do Expressionismo

expressionismo Resumo Expressionismo: Principais Artistas, Movimento Cultural e Obras
“O Grito” – Edvard Munch

O Expressionismo foi um movimento que surgiu na Alemanha no início do século XX e foi considerado de vanguarda por propor ideias bastante inovadoras para a época. Os artistas do movimento procuravam exteriorizar através da arte uma reflexão individual, uma visão pessoal do mundo ao seu redor.

O Expressionismo abrangeu várias áreas artísticas como a arquitetura, a música e a dança, apesar de sua primeira manifestação ter acontecido no campo da pintura. O estilo surgiu como reação ao Impressionismo, movimento que visava o naturalismo utilizando a luz e o movimento para dar realidade à obra.

expressionismo arquitetura Resumo Expressionismo: Principais Artistas, Movimento Cultural e Obras
Goetheanum (1923), de Rudolf Steiner, Dornach.

.Apesar de ser considerado um movimento heterogêneo, onde os artistas possuiam tendências variadas, o Expressionismo possuia duas características muito fortes, a subjetividade e a intuição. A arte mais pessoal tinha como base a expressão do artista, o que ia totalmente contra a ideia de impressão da realidade.

Devido a intensa subjetividade, muitas vezes o expressionismo é entendido como uma deformação da realidade, uma forma de expressar sentimentos mesmo que esses não sejam objetivos. Mesmo tendo iniciado na Alemanha, o Expressionismo pode ser observado em vários países do mundo todo e em espaços geográficos muito distintos.

escultura expressionista Resumo Expressionismo: Principais Artistas, Movimento Cultural e Obras
Gethsemanekirche, Berlin, “Der Geistkämpfer”

.Muitas vezes o Expressionismo remete à melancolia, uma vez que a temática pode envolver assuntos como a solidão com cores violentas. Um dos motivos desse retrato de miséria é o período histórico vivido pela Alemanha, país que passava pela Primeira Guerra Mundial e pelo Período-entre-guerras.

……………Num momento como esse os intelectuais buscavam novas perspectivas, uma liberdade que muitas vezes não tinham na realidade e somente o subjetivo e o irracional concediam. Muitas vezes esse arrebatamento trazia à tona temas proibidos na época como a obscenidades e coisas fantásticas.

moinho Resumo Expressionismo: Principais Artistas, Movimento Cultural e Obras
O moinho encantado (1913), de Franz Marc, Art Institute of Chicago, Chicago.

.Buscando despertar as emoções do observador, a arte expressionista muitas vezes se mostrava pessimista. Por se tratar de uma concepção individual e psicológica do mundo, é possível observar obras de um mesmo movimento com tendências bastante diversificadas.

Estão entre os principais artistas do Expressionismo no mundo: Paul Gauguin, Cézanne, Van Gogh, Wilhelm Lehmbruck, Käthe Kollwitz, Arnold Böcklin, Erich, Otto Mueller, Franz Marc, Paul Klee e Gabriele Münter.

O que você achou das informações??? Deixe o seu comentário aqui no blog EssaseOutras.

Assuntos do Artigo

  • expressionismo resumo
  • principais artistas do expressionismo
  • resumo expressionismo
  • resumo sobre expressionismo
  • resumo do expressionismo
  • expressionismo principais artistas
  • resumo sobre o expressionismo
  • resumo de expressionismo
  • o expressionismo resumo
  • o que é expressionismo resumo