Scroll Top

Resumos

Resumo – A Física no Campo da Ciência, O Que é

A FÍSICA NO CAMPO DA CIÊNCIA

O QUE É CIÊNCIA

Na antiguidade, existia uma área de estudo chamada de “Filosofia Natural”. Essa área estudava todos os fenômenos naturais que ocorriam e eram notados pelos sentidos humanos. Entre esses fenômenos, pode-se citar os raios que ocorrem numa tempestade. O que são? Como surgem? Podem surgir em outros momentos? Essas e outras perguntas surgiam na presença de diversos fenômenos naturais. E assim, o ser humano questionava e respondia. Na medida em que as perguntas eram respondidas, novas áreas do conhecimento surgiam. Hoje, essas áreas fazem parte de uma esfera denominada ciência.

A ciência pode ser dividida em ciências da natureza e humanas. Ciências da natureza pode ser dividida em ciências biológicas e físicas, esta pode ser subdividida em química e física, por exemplo. Essas divisões estão bastante presentes nos vestibulares e materiais didáticos do ensino médio.

Muitas vezes o senso comum pode confundir conceitos. Ciência não é sinônimo de tecnologia. A palavra tecnologia é usada para designar um ramo do conhecimento surgido com o desenvolvimento científico. Além disso, diz respeito a ferramentas, utensílios, máquinas e maneiras de colocar os conhecimentos da ciência em uso, tendo objetivos práticos de facilitar a vida do homem.

A ciência discute os princípios básicos dos fenômenos que ocorrem na natureza, procura descobrir as causas desses fenômenos e como eles influenciam nossa vida. Ela tem a ver com descoberta e a percepção desses fatos, procura relacioná-los e constrói teorias para organizar os conhecimentos neles envolvidos.

a-física-no-campo-da-ciência-

CIÊNCIA E SOCIEDADE

A ciência sofreu inúmeras transformações ao longo da história. Acreditava-se que a Terra estava no centro do Universo, hoje sabe-se que o planeta gira em torno de uma estrela, e ambos se encontram na periferia de uma galáxia. No começo do século passado não existia computador e celular.

No entanto, a ciência não é uma novidade. Ela já era praticada quando as pessoas notavam regularidades na natureza. Um exemplo disso são as cheias do rio Nilo, no Egito. As águas desse rio inundavam as margens, tornando o solo fértil para a agricultura após o período de cheia. Os egípcios sabiam dessa regularidade, e previam a cheia acompanhando o movimento dos astros no céu noturno. Assim, a compreensão dos fenômenos naturais foram se tornando mais precisas, fazendo com que o conhecimento se ampliasse.

Atualmente, a ciência influência na vida de quase todos os seres humanos. Por exemplo, você está lendo este texto somente porque a ciência foi capaz de reunir dados e teorias, e transformar todas essas informações em tecnologia. No caso, a criação de um computador. No entanto, sabe-se que o acesso à internet pode ser feito, também, por meio de smartphones, tablets e até mesmo por aparelhos de televisão (smarttv).

Mas o mau uso das descobertas científicas pode causar danos mortais. O bombardeamento de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, é um grande exemplo do mau uso da ciência. Por meio dos conhecimentos atômicos, fissão e fusão nuclear, e elementos químicos, os Estados Unidos criaram duas bombas atômicas que mataram milhões de japoneses.

a-física-no-campo-da-ciência-Hiroshima-e-Nagasaki-em-1945

MOTIVOS PARA ESTUDAR FÍSICA

Física é uma ciência básica, ou seja, ela é necessária para compreender melhor o mundo. Por meio dela que assuntos, como o movimento, a força, a energia, a matéria, o calor, o som, a luz e a eletricidade, são abordados e estudados.

A palavra física tem sua origem no termo grego physiké, que significa “natureza”. Quando nos referimos a este termo, entretanto, estamos sempre subentendendo nele a palavra episteme, também de origem grega, que pode ser traduzida por conhecimento, ou seja, por ciência.

Física é a ciência que estuda a natureza.

A física pode ser dividida em diversos ramos, para facilitar o aprendizado. Essa ramificação é bastante presente em livros didáticos.

  • MECÂNICA – trata dos fenômenos relacionados com o movimento dos corpos.
  • TERMOLOGIA – estuda os fenômenos térmicos.
  • ONDULATÓRIA – estuda as propriedades das ondas
  • ÓPTICA – é a parte da física que estuda os fenômenos relacionados com a luz.
  • ELETRICIDADE – neste ramo estão incluídos os fenômenos elétricos e magnéticos.
  • FÍSICA MODERNA – nesta parte estão presentes os avanços da física desde o século XX.

FONTE: Máximo, Antônio. Física: volume único. Scipione, 1997.

Escreva seu comentário sobre a física e a ciência.

Assuntos do Artigo:
  • oque é sica ?

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Resumo – A Física no Campo da Ciência, O Que é!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: