Resumos

Resumo Noções Geográficas- Coordenadas e Fusos

Resumo Noções Geográficas- Coordenadas e Fusos

NOÇÕES ESPACIAIS

CONTINENTES E OCEANOS

Cerca de 70% da superfície da Terra é composta por água. O que não significa que o planeta é majoritariamente composto por água. As terras emersas ocupam aproximadamente 30% da superfície. Essas terras podem ser divididas em continentes: América, Ásia, África, Antártida, Europa e Oceania. Os continentes europeu e asiático podem ser unificados com o nome Eurásia.

A Ásia é o maior continente, com extensão de 44.134.000 km². A América, 42.160.000 km²; a África, 29.834.000 km²; a Antártida, 14.169.000 km²; a Europa, 10.090.000 km²; e a Oceania, 8.901.000 km².

Existem três grandes oceanos: Pacífico (146.450.000 km²), Atlântico (84.450.000 km²), e Índico (44.200.000).

continentes-e-oceanos-noções-espaciais-

EQUADOR E MERIDIANO INICIAL

O Equador é uma linha imaginária que divide o globo terrestre em dois hemisférios. Um hemisfério é denominado norte (setentrional ou boreal), e o outro, sul (meridional ou austral). Essa linha imaginária corta os continentes americano, africano e asiático.

Os meridianos são linhas imaginárias em forma de semicircunferência que vão de um polo ao outro do planeta. O meridiano de Greenwich divide o planeta em dois hemisférios: oriental (leste) e ocidental (oeste). A escolha do meridiano de Greenwich como meridiano inicial, em 1884, apenas oficializou o que era uma prática da época: a maioria das embarcações do mundo já o adotavam como referência, em razão da supremacia do poder naval dos britânicos.

Com o Equador, pode-se notar que a maior parte das terras estão localizadas no hemisfério norte. Pode-se notar, também, com o meridiano de Greenwich, que a maior parte das terras estão localizadas no oriente.

ZONAS TÉRMICAS OU CLIMÁTICAS

A distribuição da radiação solar na superfície do planeta é desigual, o que determina a formação de cinco faixas ou zonas climáticas: intertropical, temperada do norte, temperada do sul, glacial ártica e glacial antártica.

A zona intertropical situa-se entre os trópicos de Câncer, no hemisfério norte, e de Capricórnio, no hemisfério sul. Cortada ao meio pela linha do Equador, é a zona mais quente do planeta, também denominada zona tórrida. À exceção da Europa e da Antártida, todos os continentes apresentam terras nessa zona térmica, em maior ou menor escala.

As zonas temperadas situam-se entre os trópicos e os círculos polares. A zona temperada do norte corresponde à faixa entre o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico; a do sul, à faixa entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico. Nessas zonas, as temperaturas são mais amenas, e as estações do ano são bem mais definidas. Todos os continentes apresentam terras numa das zonas temperadas, ou até nas duas, que é o caso da África e da América.

As zonas glaciais ártica e antártica situam-se nas faixas delimitadas pelos círculos polares e são as mais frias, pois permanecem a maior parte do ano coberta por gelo. Isso decorre do fato de serem atingidas por raios solares apenas durante seis meses por ano.

 continentes-e-oceanos-noções-espaciais-zonas-térmicas-e-climáticas-

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

A localização de um ponto na superfície do planeta é indicada por duas coordenadas geográficas: sua latitude e sua longitude.

A latitude é a medida, em graus, do arco do meridiano que vai do ponto a ser localizado até o Equador. Varia de 0º (no Equador) até 90º (nos polos), no hemisfério norte ou sul. A longitude é a medida, em graus, do arco do paralelo que vai do ponto a ser localizado até o meridiano inicial. Varia de 0º (no meridiano de Greenwich) até 180º, no hemisfério leste (oriental), ou oeste (ocidental).

 

FUSOS HORÁRIOS

Em seu movimento de rotação, no período de 24 horas, a Terra desloca-se 360º girando de oeste para leste em torno do seu eixo. Isso significa que, a cada hora, ela se desloca 15º. Desse modo, a Terra é dividida em 24 fusos horários.

Como o movimento de rotação é de oeste para leste, os fusos localizados a oeste apresentam horário atrasado em relação ao horário de Greenwich – conhecido pela sigla GMT (do inglês, Greenwich Mean Time) -, ocorrendo contrário com os fusos localizados a leste.

Na faixa de 15º no lado oposto a Greenwich, metade do fuso fica no hemisfério oriental e metade no hemisfério ocidental. Nas duas metades, o horário é o mesmo, mas elas são divididas pela Linha Internacional de Data (LID), cuja passagem implica mudança de dia.

continentes-e-oceanos-noções-espaciais-fusos-horários-

 Escreva seu comentário sobre o resumo de noções geográficas.

FONTE: Silva, Vagner Augusto da. Geografia do Brasil e geral: povos e territórios: volume único – 1 e.d. – Escala Educacional, 2005.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.