Lição de casa

Resumo sobre a Dinastia Carolíngia: Império, Feudalismo, Igreja e Reis

Resumo sobre a Dinastia Carolíngia  – Império, Feudalismo, Igreja e Reis.

dinastia-carolíngia-resumo-

Uma das dinastias mais poderosas e famosas da história é a Carolíngia.  Iniciada como continuação da dinastia Merovíngia, ela foi marcada pelo apoio a igreja e contribuição para o fortalecimento do feudalismo. Confira um pequeno resumo que nós preparamos com tudo o que você precisa:

.A Dinastia Carolíngia teve como primeiro soberano Pepino, o Breve. Pepino destronou o último rei da Dinastia Merovíngia e com o apoio da Igreja Católica criou a Carolíngia que recebeu este nome por causa de seu filho, Carlos Magno. Como recompensa o rei cedeu a Igreja grande parte dos território conquistados (Estados Pontificiais) e aumentou o poder do papa.

Após a morte de Pepino seu reino ficou dividido entre seus dois filhos. Com a morte de um deles o outro, Carlos Magno, assumiu o trono. Sob nova direção os carolíngios conseguiram importantes vitórias nas batalhas pela Saxônia, Catalunha, Frísia entre outros.

.Seguindo o exemplo do pai Carlos Magno se aliou a Igreja Católica recebendo em troca a Sagragação, cerimônia que o legitimou imperador dos romanos. Organizou também o império com a restauração da moeda e da cultura. Usou parte de seu exército em missões para a defesa e a disseminação da fé cristã.

Outra grande característica do governo de Carlos Magno foi a divisão do reino em condados, regiões administradas por nobres como condes, duques e marqueses. Junto com a terra vinham alguns direitos que acabavam por aumentar a autonomia desses nobres em relação ao imperador.

Mesmo com o trabalho dos fiscais do imperador a divisão do império acabou por descentralizar o poder e fortalecer os nobres que agora tinham terras, servos e imunidades. O benefício dado a quem prestava serviços ao rei que consistia em terra e autonomia sem vigilância dos fiscais piorou ainda mais sua situação fazendo com que surgissem os primeiros feudos territoriais.

Com a morte de Carlos Magno e seu sucessor, o poder passou a der disputado e o império entrou em uma verdadeira guerra interna. Tudo isso o tornou frágil e desorganizado. Com as invasões cada vez mais frequentes na Europa não demorou muito para que o Império Carolíngia se desfizesse completamente.

.Nem mesmo a assinatura do Tratado de Verdun em 843 que dividia a região em três partes foi suficiente para evitar o fim dos carolíngios. A autonomia dos nobres só aumentou e no fim do século IX a França já estava tomada de castelos e feudos auto suficientes.

O que você achou do resumo sobre Dinastia Carolíngia? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • dinastia carolingia
  • dinastia carolíngia resumo
  • império carolíngio resumo
  • carolíngios resumo
  • carolingios
  • inicio da dinastia carolingia
  • resumo da dinastia dos carolíngios

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

11 Comentários

  1. maayara disse:

    muuito bom , meu trabalho vai ficar ootimoo’

  2. du disse:

    otimoooooooooooooooo… vou tira dez no trabalho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Lucas Silva disse:

    Nossa me ajudo muito agora nem preciso pesquisar em livros sem caô vou passar para todos meus amigos esse site pra eles copiarem as respostas 🙂

  4. mara disse:

    adooooooooooorei vou tira um dez na prova\o/

  5. warley disse:

    Esta bem completo vlw ajudou e muito ^_~

  6. Juliana disse:

    ótimo, voo tira 20 no meu trabalho..shauhsuahsuahsa

  7. sulivan disse:

    vou tirar 30 vai ficar show!!! meu trabalho

  8. junior disse:

    vou fazer issoo tudo veii e vou tira dez no meu trabalho

  9. ANA disse:

    SHOW\O/ \O/ \O/

  10. lucas elias disse:

    esse resumo fiou maravilhoso;me ajudou a tirar um 10 no meu trabalho de história!!! 😀

  11. felipe silva disse:

    mt bommm isso q é um resumo kk perfeito pra qm faz um traalho a mao q nem euu.. prof mando fazer a mao '-'

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.