Resumos

Resumo Sobre Biologia, Organização, Nutrição, Reprodução

Resumo Sobre Biologia, Organização, Nutrição, Reprodução

 O QUE A BIOLOGIA ESTUDA 

A Biologia é a ciência que estuda a vida ou, mais precisamente, as característica dos seres vivos. Saber Biologia ajuda na compreensão das transformações científicas e suas consequências na sociedade. Ajuda a entender assuntos como a fome, a Aids, os desequilíbrios ambientais, etc.

ALTO GRAU DE ORGANIZAÇÃO

Nos seres vivos, as moléculas, que são constituídas por átomos, organizam-se de modo extremamente complexo, formando unidades denominadas células. Grupos de células reunidas para executar determinadas funções são denominados tecidos. Estes formam os órgãos, que se organizam em sistemas. Sistemas reunidos e trabalhando em conjunto e harmonia formam um organismo. Os organismos de uma mesma espécie se reúnem em populações. As diversas populações de uma mesma região constituem uma comunidade. O conjunto de seres vivos e fatores físicos e químicos é chamado de ecossistema.

A reunião de todos os ecossistemas do planeta forma a biosfera, ou seja, conjunto de todas as regiões da Terra habitadas por seres vivos.

o-que-a-biologia-estuda-resumo-

NUTRIÇÃO, CRESCIMENTO E METABOLISMO

Os seres vivos retiram constantemente matéria e energia do meio ambiente. O processo pelo qual eles conseguem novas moléculas do meio ambiente é chamado de nutrição. Boa parte dessas moléculas é usada na reconstrução do corpo, que se desgasta continuamente, ou para permitir o crescimento e o desenvolvimentodo organismo.

Na natureza há duas formas básicas de nutrição:

  • Autotrófica (auto = próprio; trofo = alimento) – é realizada apenas pelas plantas, algas e por certas bactérias. Organismo autotrófico é aquele que fabrica açúcares a partir de substâncias minerais.

o-que-a-biologia-estuda-resumo-nutrição-autotrófica-

  • Heterotrófica (hetero= diferente) – é realizada pelos animais, protozoários, fungos e pela maioria das bactérias, seres que não são capazes de sintetizar seu próprio alimento, e necessitam ingerir moléculas orgânicas prontas.

o-que-a-biologia-estuda-resumo-nutrição-heterotrófica-

O processo de formação de matéria orgânica que ocorre dentro das células é chamado de anabolismo (aná = para cima; bollein = projetar) e corresponde a um conjunto de reações de síntese ou de construção. O processo de destruição de moléculas de alimento para obtenção de energia é chamado de catabolismo (kata = para baixo) e consiste em um conjunto de reações de análise ou decomposição. O conjunto de todos os processos que ocorrem em um ser vivo é denominado metabolismo (metábole = transformar).

A capacidade dos organismos de se manterem em equilíbrio dinâmico é chamada de homeostase ou homeostasia e é fundamental à sua sobrevivência.

REPRODUÇÃO, HEREDITARIEDADE E EVOLUÇÃO

Uma característica importante dos seres vivos é a capacidade de deixar descendentes, ou seja, a capacidade de reprodução. Os descendentes são semelhantes aos seres que os originaram, e isso caracteriza a hereditariedade.A reprodução e a hereditariedade dependem de uma substância orgânica, o ácido desoxirribonucleico (DNA), localizada no interior das células, em filamentos chamados de cromossomos. O gene é um trecho do DNA que contém a informação responsável pela hereditariedade.

As informações genéticas são transmitidas de uma geração para outra pela reprodução, que pode ser:

  • Assexuada – os descendentes recebem cópias do DNA do indivíduo original e por isso possuem exatamente as mesmas características.
  • Sexuada – cada filho resulta de uma combinação de genes do pai e da mãe. Esse tipo de reprodução é realizado pela união de gametas, células especializadas para a reprodução. Com isso, há variabilidade genética e formação de indivíduos diferentes.

As espécies hoje existentes resultaram de espécies passadas que sofreram transformações. Esse processo é chamado de evolução e para ele concorrem dois fatores, entre outros:

  • Mutação – modificação na molécula de DNA, provocada por falhas durante a sua duplicação ou pela exposição do organismo a radioatividade ou certos produtos químicos. Quando a mutação é vantajosa, isto é, quando ela produz uma característica que aumenta a chance de sobrevivência do organismo ou sua probabilidade de gerar mais filhotes, ela tende a se espalhar pela população. Caso seja prejudicial, a mutação continuará rara e pode até mesmo desaparecer.
  • Seleção natural – processo pelo qual o ambiente determina que organismos têm maior possibilidade de sobrevivência e reprodução.

o-que-a-biologia-estuda-resumo-seleção-natural-resumo-

FONTE: Linhares, Sérgio. Biologia: volume único –1. ed. – Ática, 2005.

Escreva seu comentário sobre o resumo sobre biologia.

Assuntos do Artigo:
  • organização e nutrição dos seres vivos
  • os grupos de células que se reúnem para executar uma determinada função são chamados de sistema orgaos tecidos ou organismo
  • capacidade de nutrição oque é
  • Oque e capacidade de nutricao e crescimento
  • capacidade de nutrição e crescimento resumo
  • capacidade de nutricao e crescimento
  • os grupos de celulas que se reunen para executar uma determinada funçaao sao sistema orgoas tecidos organismo

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.