Scroll Top

Literatura

Resumo “Venha Ver o Pôr-do-Sol e Outros Contos” Lygia Fagundes Telles

Resumo "Venha Ver o Pôr-do-Sol e Outros Contos" Lygia Fagundes Telles

A escritora brasileira Lygia Fagundes Telles é sem dúvida é um dos maiores nomes da nossa literatura. Membro da Academia Brasileira de Letras, ela já recebeu o importante Prêmio Camões e suas obras possuem muitas adaptações na televisão e no cinema.

Neste post você encontra um pequeno resumo do livro “Venha Ver o Pôr-do-Sol & Outros Contos”, da autora citada acima. Como tratam-se de contos curtos e de fácil compreensão, nós resolvemos colocá-los todos juntos de forma bastante prática e simplificada. Confira o resumo do livro Venha Ver o Pôr-do-Sol & Outros Contos.

Venha Ver o Pôr-do-Sol & Outros Contos

.“O Noivo”

venha-ver-o-pôr-do-Sol-&-outros-contos
"O Noivo"

O conta conta a saga de Miguel, um advogado de quarenta anos que é acordado pela empregada Emília numa manhã de quinta-feira para ir a um casamento. Por mais que tente, o homem não consegue se lembrar de quem é o casamento, quando percebe que há um fraque novinho sobre a poltrona. O casamento era dele, agora restava descobrir quem era a noiva.

Miguel pega fotos antigas, tenta lembrar dos dias anteriores mas nada lhe vem à mente. “Seria Dora, Jô, Cecília, Amanda, Regina, Virgínia ou Naná?! O homem não tinha a menor ideia de quem seria sua esposa.

De repente chega Frederico, seu melhor amigo. O homem ia levá-lo até a igreja, mas Miguel ficava sem jeito de perguntar com quem iria se casar. E assim os dois chegam ao local da cerimônia, Miguel olha bem para todos os rostos até que a noiva entra com seus véu. Num momento de hesitação o homem levanta o véu e de repente se dá conta que não tinha pensado nela, justo naquela que seria sua mais nova esposa.

“Natal na Barca”

O narrador se encontra numa velha barca na noite de Natal ao lado de uma mulher com seu filho no colo e um velho. Os quadros navegam pela escuridão enquanto o velho dorme, o bebê choraminga e os outros tripulantes iniciam uma conversa. A senhora nina a criança enquanto conta sua história. Ela havia perdido o filho mais velho no ano interior.  Abandonada pelo marido faziam seis meses, o único parente que lhe restara estava em seu colo doente.

Impressionado com a compostura da mulher diante de tantas desgraças, o narrador (ao que tudo indica uma mulher) resolve prosseguir com a conversa e acaba descobrindo que o segredo dos modos conformados da senhora é a fé que ela tem em Deus. Num momento de desespero ela havia sonhado com o filho morto e no sonho ele parecia feliz.

A barca está quase chegando ao seu destino quando a narradora, ainda emocionada com o relato da senhora, repara que a criança em seu colo está morta. Com medo da reação da mulher, ela busca sair da barca o mais rápido possível quando percebe que de repente a criança abre os olhos, e viva, é levada pela mãe até sumir na noite.

“Venha ver o Pôr-do-Sol”


"Venha Ver o Pôr-do-sol"

Raquel é uma mulher casada que depois de muita insistência resolve aceitar o convite do ex-namorado Ricardo para um último encontro. Misterioso, o homem pede que ela o encontre num antigo cemitério, onde segundo ele, ela veria o mais lindo pôr-do-sol.

Juntos eles se aprofundam cada vez mais no velho cemitério e por mais que Raquel peça para que ele desista da ideia, Ricardo quer chegar ao túmulo de sua família. No caminho os dois mantêm uma conversa nostálgica e mórbida ao mesmo tempo,  até que finalmente chegam ao mausoléu.

Lá Ricardo resolve mostrar à Raquel o retrato de uma prima que morreu muito jovem e era muito parecida com a mulher. Quando Raquel se aproxima da imagem ouve um forte estrondo. Ricardo a havia trancado em meio às gavetas que nem sequer eram de familiares seus. Antes de deixar que Raquel enfrente seu terrível fim, Ricardo lhe diz como enxergar o “pôr-do-sol mais belo do mundo”.

.“As Formigas”

Duas primas, uma estudante de Direito e outra de Medicina se instalam numa pensão bem estranha. Lá elas são recebida pela dona do sobrado, uma velha gorda que conta que o inquilino anterior a elas havia deixado uma caixa de ossos no quarto. Interessada a estudante de medicina descobre que são ossos de um anão, extremamente raros. Ela resolve que vai montá-los.

Durante a noite misteriosamente surge uma trilha de formigas que vai parar dentro da caixa com os ossos. Intrigadas as primas tentam se livrar das formigas mas elas sempre voltam. A situação começa a piorar quando as jovens se dão conta que o esqueleto está sendo montado pelas formigas.

Antes que o anão esteja pronto, elas resolvem abandonar o local às pressas no meio da madrugada.

.“O Jardim Selvagem”

antes-do-baile-verde-venha-ver-o-pôr-do-solUma jovem se vê diante de um pequeno conflito familiar. O seu tio Ed, um quarentão inseguro se casou escondido com Daniela, mulher descrita como “um jardim selvagem” o que deixou tia Pombinha, sua irmã, extremamente preocupada. Pombinha havia criado Ed quando a mãe deles morreu e tinha receio em saber que ele estava casado com uma mulher misteriosa que não tirava nunca a luva da mão direita.

Se não bastasse a luva, a menina começa a descobrir que Daniela é muito mais excêntrica do que esperava. Além de tomar banho nua no meio do quintal, ela havia sacrificado com um tiro um cão doente dizendo que queria acabar com o seu sofrimento. Tudo isso só aumenta a desconfiança da jovem.

Após uma visita benéfica de Daniela tia Pombinha finalmente se rende à novidade. Enquanto isso uma notícia deixa a  sobrinha muito preocupada: seu tio Ed está muito doente. A constatação de suas suspeitas quanto ao caráter da nova tia não demoram a chegar e logo a menina descobre que seu tio SE MATOU com um tiro no ouvido.

“Biruta”

Alonso é um jovem empregado de Dona Zulu, uma mulher rica que não se entende com Biruta, o cachorrinho de Alonso. Felizmente o menino conta com a cumplicidade de outra empregada, Leduína, para acobertar as artes do mascote. Apesar da pobreza e da falta de carinho, os dois amigos vivem felizes, um mata a solidão do outro e os dois vivem altas aventuras juntos.

Era noite de Natal e todos se preparavam para comemorar com sua família. Alonso ficaria sozinho com Biruta, mas para ele não tinha importância. Mesmo sem presente ou ceia, o Natal seria incrível. Tudo muda quando de repente Dona Zulu aparece dizendo que vai levar Biruta à uma festa.

Alonso fica contente com a atitude da patroa  e com a oportunidade que o bichinho terá de comer bem numa festa. Toda essa alegria vai por água abaixo quando ele descobre pela boca de Leduína que se trata de uma armadilha. Biruta tinha sido levado para sempre.

“Menino”


"O Menino"

Um menino simpático, muito conversador tem verdadeira admiração pela mãe. Linda e jovem, ela o tratava sempre com muita doçura e o garoto tinha muito orgulho de mostrar para todos os colegas da escola que ela era sua mãe. Os dois se arrumam e saem de casa rapidamente, vão ao cinema.

No caminho o menino se sente muito feliz da figura que faz ao lado da bela moça. Já no cinema, se sente impaciente ao esperar para entrar na sessão. Sem saber por que, sua mãe resolve esperar o filme começar, para depois entrar. Toda a inquietação passa quando os dois se sentam, um ao lado do outro na sala escura.

Estranhamente a mãe escolhe uma fileira com três lugares vagos e do nada aparece um homem e se senta ao seu lado. O filme corre bem até que num momento de empolgação o menino olha para a mãe para fazer um comentário quando percebe que sua mão está sobre a perna do homem. Aterrorizado ele percebe que o homem e sua mãe estão de mãos dadas e não demora muito até ele perceber o que se passa entre os dois.

O filme termina e os dois voltam quietos para a casa. Ao chegar em casa o menino olha para o pai, um homem velho e bom e quando vê sua inocência diante da atitude da mãe, resolve esconder o segredo envolvendo-o num carinhoso abraço.

“Antes do Baile Verde”

.É dia de Carnaval. Tatisa é uma moça extrovertida que apesar de estar com o pai muito doente em um quarto de sua casa, não tem a menor intenção de perder a festa. Enrolada com a fantasia, ela pede a ajuda de Lulu para terminar sua roupa de lantejoulas. Lulu, que esperava seu amor Raimundo obedece de mal humor o pedido de auxiliar Tatisa.

No quarto da moça as duas conversam e por mais que mudem de assunto, Lulu sempre voltam a falar do pai de Tatisa que aguarda a morte no cômodo ao lado. Tatisa se irrita e tenta justificar a atitude, garantindo que ele não vai morrer tão cedo.

Lulu tem certeza que o homem está nos últimos suspiros, mas assim que termina a roupa, se desvencilha da jovem e vai para à rua festejar. Quando está no meio meio da escada, Tatisa pede que ela espere e meio hesitante, a moça bate a porta da casa e vai curtir o baile.

.O que você achou do resumo "Venha Ver o Pôr-do-Sol e Outros Contos" de Lygia Fagundes Telles??? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • resumo do livro venha ver o por do sol
  • venha ver o por do sol
  • venha ver o por do sol resumo
  • resumo venha ver o por do sol
  • resumo do texto venha ver o por do sol
  • Venha Ver o Por do Sol e Outros Contos
  • Conto venha ver o por do sol

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (6 Votos, Média: 4,67 out of 5)
Loading...Loading...

Artigos Relacionados à Resumo “Venha Ver o Pôr-do-Sol e Outros Contos” Lygia Fagundes Telles!


21 Comentários

  1. John renet disse:

    um dos melhore livros que ja li em toda minha vida Duma das maiores autora do brasil de ligia fagundes telles..

    • Thiago disse:

      no resumo o noivo, no livro nao fala que o miguel tinha quarenta anos e tambem nao fala que ele era advogado.

      • Sr. Paulo disse:

        Eu tenho a ultima edição do livro e na página 13 do livro quando Miguel fala sobre perder a memória, há sim a sitação de que ele ém advogado e tem quarenta anos, exatamente na quarta linha do segundo parágrafo.

         

  2. Cris Grande disse:

    O melhor livro que li em toda minha vida Venha ver o pôr do sol, é uma história envolvente e penetrante….

  3. Julia orr disse:

    OBRIGADAAAA PELO RESUMOOOOOOO

  4. Bruno disse:

    Muito bom o resumo! Não gostei muito do livro, eu ja havia lido e preciso apresentar ele na escola… vc referscou toda minha memoria! hahahaha
    Muito obrigado!

  5. Naiane Gama disse:

    ‘ Voou ter quee faZeer um proovão baseeado nesse teXtoo. :(

  6. maryane bona disse:

    obrigada pelo resumo venha ver o por do sol valeu mesmo adorei o livro vou comprar

    obrigada pelo resumo de o niovo tembem

     

  7. Denise Watson disse:

    O melhor resumo da obra na web. Obrigada!!!

  8. Laura disse:

    Muito bom! Faça mais! Obrigada!

  9. o mendigo disse:

    vlw pelo resumo muito bom

  10. anonimo disse:

    Vlllwww ae campiao!!!!!!!!!

  11. Maylow Kim disse:

    Me ajudou muito esse resumo! Muito obrigado mesmo!

  12. Gustavo disse:

    Bem legal me ajudou muito pois na minha prova cai este livro e esqueci de ler

    haha obrigado

     

  13. Sr. José disse:

    Valeu mesmo me ajudou muito no meu trabalho ^^'

  14. Sr. Paulo disse:

    No conto ''jardim selvagem'', no final, é citado que tio Ed se matou com um tiro no ouvido mas no livro apenas fala que ele se matou com um tiro na cabeça e não se confirma se foi com um tiro no ouvindo.

  15. Sr. Paulo disse:

    Perdão, no conto '' O jardim selvagem'' apenas fala que tio Ed se matou com um tiro e não com um tiro na cabeça, pelo menos na última ediçao do livro.

     

  16. diogo batista disse:

    obgd pelo resumo, vai me ajudar mt na prova d amanha, eu ja li o livro hj só q n entendi mt, ai eu consegui achar esse belo resumo

  17. Uriel Mansur L. da Silva disse:

    Gostei muito do resumo, o unico problema era o erro de escrita. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: