Notícias

Revisão Benefícios INSS: Site Consulta,Diferença à Pagar, Retroativo

INSS faz revisão de benefícios

Temos enfim uma boa notícia para os aposentados por invalidez e pessoas beneficiária de pensão por morte originada pelo INSS. Já foi divulgada a lista do benefícios revisado e com correções caso venha a ter, graças a um acordo fechado em agosto de 2012  entre o INSS, o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical e o Ministério Público Federal.

A partir deste mês de janeiro de 2013, os beneficiários que tiverem direito a receber diferença, já poderam contar com um dinheiro extra.

O Ministério da Previdência Social informou que foi revisto 2,3 milhões de benefícios. Aconteceu reinterpretação da fórmula de cálculo da renda mensal e 454 mil pessoas têm diferenças a receber já na próxima folha de pagamento de janeiro.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)  continua analisando outros 2,2 milhões de benefícios que serão concluídos nos próximos meses", informa o governo. Devido à uma mudança na interpretação do inciso II do Artigo 29 da Lei 8.213 de 1991, que trata da fórmula de cálculo da renda mensal dos benefícios por incapacidade ou pensões por morte deles originadas, os benefícios estão sendo revisados.

Não será necessário que os beneficiários procurem uma Agência da Previdência Social (APS). "Aqueles que têm direito à revisão vão receber a correspondência em sua residência. O primeiro lote de cartas, informando a data e o valor do pagamento, foi liberado nesta sexta-feira, 2501/2013", informou o Ministério da Previdência Social, a revisão é feita automaticamente.

Para fazer a consulta, o beneficiários necessita informar o CPF ou número de Benefício (NB). Usando o NB, deverá informar a data do nascimento e a confirmação do nome completo.

Como fazer consulta online

Para consultar pela internet no site da Previdência Social a lista dos beneficiários CLIQUE AQUI ou ligue para a Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Nota-se ao segurado que o valor do pagamento não será informado pela Central 135 e nem pela internet.

O reprocessamento atinge mais de 17,4 milhões de benefícios pagos pelo instituto e concedidos entre os anos de 2002 e 2009, sendo que 11,5 milhões não se enquadraram nos critérios da alteração legal, mais 1,2 milhão não tiveram nenhum tipo de alteração na renda mensal e 2,3 milhões de benefícios foram revistos e possuem diferenças a receber,faltando ainda a ser analisado mais 2,2 milhões de benefícios.

"O pagamento da renda mensal atualizada para 454 mil beneficiários que possuem benefícios ativos será realizado já na folha de janeiro, que começa a ser paga no dia 25. Como os segurados que se enquadram nos critérios da alteração legal têm seus benefícios acima do salário mínimo, o pagamento estará disponível a partir do dia 1º de fevereiro", informou o Ministério da Previdência Social.

Será pago também os valores retroativos (aplicada a prescrição quinquenal) para os beneficiários que tiveram o direito à revisão reconhecido, entre eles, 1,8 milhão de benefícios já cessados, mas que possuem data de concessão no período abrangido pela revisão.

"O pagamento dos valores atrasados seguirá cronograma estabelecido no acordo firmado pelo INSS e será realizado de 2013 até 2022. A previsão é de que, aproximadamente, R$ 6 bilhões sejam pagos pelo instituto nesse período", afirmou o governo.

Escreva aqui no blog Essas e Outras seu comentário sobre a revisão do INSS.

Fonte – G1.

Assuntos do Artigo:
  • retroativo inss
  • como faço pra saber se tenho direito no salário retroativo
  • consulta de benificios revisados

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

16 Comentários

  1. RAIMUNDO AGUIAR DE CAMPOS GUIMARAES NETO disse:

    Gostaria de saber sobre o pagamento do retroativo dos beneficios 1329255990, 1342048714 e 5225727014, quais os valores a receber sobre os mesmos.

    sds

     

    • Graci disse:

      Olá Raimundo

      Para consultar pela internet no site da Previdência Social a lista dos beneficiários CLIQUE AQUI ou ligue para a Central de Atendimento 135

  2. cristiana disse:

    Fiquei afastada por 4 meses em 2008, tenho algo a receber???

     

  3. nnirlando da silva chaves disse:

    saber se tenho direito ao retroativo

    • Graci disse:

      OLá Nirlando

      Para consultar pela internet no site da Previdência Social a lista dos beneficiários CLIQUE AQUI ou ligue para a Central de Atendimento 135.

  4. sirval pereira dos santos disse:

    gostaria de saber se eu me enquadro nesse artigo 29  e como devo fazer pra saber

    • Graci disse:

      Olá Sirval

      Para consultar pela internet no site da Previdência Social a lista dos beneficiários CLIQUE AQUI ou ligue para a Central de Atendimento 135

  5. Geraldo da Silva Corrêa disse:

    Olá, quero saber quando receberei a diferênça da aaposentadoría? Numero do benefício:129452796-4. Att. Geraldo

    • Graci disse:

      Olá Geraldo

      Para consultar pela internet no site da Previdência Social a lista dos beneficiários CLIQUE AQUI ou ligue para a Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Nota-se ao segurado que o valor do pagamento não será informado pela Central 135 e nem pela internet.

  6. Nelson Sacramento disse:

    Boa tarde.

    Recebi benefício do INSS por Doença, já cessado, no período a que se refere o art. 29 inc. 2 la Lei 8213/91.

    Ao ligar para 135 da previdência sou informado por gravação que o benefício está em revisão e para eu aguardar a liberação do próximo lote.

    Estive em uma agência do INSS para maiores exclarecimentos e me informaram que não existe nenhum valor a ser pago.

    Como devo proceder?

    Obrigado!

    • Graci disse:

      OLá Nelson

      Para consultar pela internet no site da Previdência Social a lista dos beneficiários CLIQUE AQUI ou ligue para a Central de Atendimento 135

  7. tiyome disse:

    Recebi um comunicado da Revisão de Benefícios para Recomposição da Renda Mensal o qual diz que o valor foi disponibilizado até 31/05/2012 tem como receber ainda?

     

    • Graci disse:

      Olá Tiyome

      Para consultar pela internet no site da Previdência Social a lista dos beneficiários CLIQUE AQUI ou ligue para a Central de Atendimento 135,

  8. Mariana Pedroso da Silva disse:

    Minha empresa me pagou os os 15 dias do mês de março. Minha perícia foi marcada pro dia 30 de maio, fiquei sem receber o mês de abril. Como funciona? Eles pagam o retroativo junto com o salário no mês de junho?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.