Saúde e Bem Estar

Riscos e Cuidados ao Escolher Uma Farmácia de Manipulação-Confira

 

 

……….No Brasil temos cerca de sete mil farmácis de manipulação. Muitos médicos hoje estão receitando remédios manipulados pela facilidade de incluir várias substâncias em uma mesma fórmula, evitando vários remédios a ser tomado.

………..Segundo a farmacêutica Isabel de Carvalho Jorge “O tratamento é individualizado. Então, vai ser adequado para cada paciente e para cada caso em especial. O médico tem a vantagem de escolher as dosagens que não existem prontas no mercado ou associações que também o mercado não apresenta”.

……….Com a receita em mão, o farmacêutico vai conferir, por exemplo, a dosagem e se a substância pedida pelo médico é mesmo a mais indicada.

………“Durante a manipulação, existe um monitoramento de pesagem durante todo o processo. É um monitoramento informatizado. Então, cada etapa de pesagem, moagem ou encapsulação de uma fórmula passa por um procedimento informatizado, que monitora e nos auxilia nesse controle”, afirma a farmacêutica Isabel de Carvalho Jorge.

 

……….A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), que reúne os profissionais das farmácias de manipulação, orienta o consumidor na hora da compra. Prefira estabelecimentos onde é possível ver o funcionário trabalhando – ele deve estar com touca, máscara e luvas; observe a limpeza do local e o estado de conservação da farmácia; e não compre produtos manipulados em consultórios médicos, clínicas de estética, spas ou academias.

……….O estabelecimento deverá ter farmacêutico em tempo integral e autorização da Vigilância Sanitária para funcionar. Mas quanto ao remédio, não há o que fazer a não ser confiar nos profissionais da farmácia que você escolheu.

……….“A natureza da farmácia de manipulação é humanização no tratamento. Isso implica que todo cidadão deve ter, da mesma maneira que tem um médico, tenha também seu farmacêutico de confiança, que é aquele profissional de saúde que está na farmácia na hora que ele precisar”, afirma o presidente da ANFARMAG, Ademir Valério.

……….Em Minas Gerais, sobe pra nove o número de vítimas que podem ter sido mortas por um remédio trocado em uma farmácia de manipulação. A Secretaria Estadual de Saúde ainda procura por quase 70 cápsulas com a fórmula adulterada que podem ter sido repassadas a drogarias ou vendidas diretamente aos clientes. No estado de São Paulo, as fiscalizações são feitas pela Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) e pelo Conselho Regional de Farmácia. Os maiores problemas encontrados têm sido a falta de boas práticas de manipulação e ausência de um efetivo controle de qualidade. Ao todo, 123 foram interditadas nos últimos meses.

……….Muito cuidado!!! Sua saúde e vida vale muito!!!

………Deixe aqui sua opinião sobre fazer ou não remédio manipulados.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Fabio disse:

    Olá.
    Muito útil a informação acima.
    Faço tratamento com sertralina e sempre manipulei em uma mesma farmácia.
    Acontece a última manipulação foi em uma farmácia que ofereceu o medicamento
    pela metade do preço que eu pagava.
    Após 20 dias de uso, comecei com sintomas: ansiedade, muita palpitação, acordo com
    falta de ar, tremores, suores…Diante desses sintomas, existe a possibilidade dos medicamentos estarem adulterados ou com a mg a menos?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.