Scroll Top

Mamãe, Bebê e Criança Saúde

Saiba Sobre a Fertilidade Feminina e Masculina – Como Engravidar-Dicas

Saiba Sobre a Fertilidade Feminina e Masculina – Como Engravidar-Dicas

Saiba Sobre a Fertilidade Feminina e Masculina – Como Engravidar-Dicas

Todo casal deseja ter um filho, mais muitas vezes é muito difícil e complicado. É aí que se instala a ansiedade, o stress e a grande expectativa, piorando ainda mais a situação.

Em muitos casos o problema é psicológico. O stress, a obesidade, a alimentaçã e o fumo podem agir negativamente na hora de engravidar. No Bem Estar, o ginecologista e consultor José Bento explicou como esses fatores influenciam.

Segundo o médico, as pílulas não prejudicam a fertilidade, e protegem a mulher contra infecções, endometriose e cistos no ovário. Miomas no útero pode impedir a gravidez, conforme a localização e o tamanho do tumor.

O estresse, a ansiedade e a pressão de ter um filho, reduzem a testosterona nos homens, causando a perda da libido, complicando a dinâmica do casal.

Está cientificamente comprovado que a obesidade diminui a fertilidade. Atualmente no Brasil, 50% dos homens em idade reprodutiva estão com sobrepeso e 31% estão obesos. Nos EUA, a metade dos homens em idade reprodutiva é obesa.

A leptina, hormônio produzido pelas células de gordura está relacionada a  perda da fertilidade entre os obesos, podendo aumentar a temperatura dos testículos, que precisam estar cerca de 2° C abaixo da temperatura corporal para funcionar. Esse aquecimento, prejudica a produção de espermatozoides.

As toxinas presentes no cigarro provocam uma reação de defesa do organismo. O sangue aumenta a produção de glóbulos brancos, que vão para órgãos como pulmão, estômago, intestino e testículos. Esses leucócitos chegam aos testículos e fabricam os chamados radicais livres, para combater as toxinas, afetando o sêmem e destruindo os espermatozoides, que são células sem muitas defesas.

.Uma boa alimentação com dieta equilibrada é fundamental para a saúde e também para a reprodução humana. É necessário ter no cardápio todos os tipos de alimentos, além dos alimentos com função antioxidante, muito importante para combater os radicais livres e preservar a fertilidade. Frutas vermelhas como morango, uva e tomate, vegetais verde-escuros como rúcula, agrião, brócolis e manjericão e o mamão papaia são ótimas opções de alimentos.

Exames pré-nupciais nos homens como o exame de sangue: com sorologia para testar HIV, hepatites B e C e sífilis e o espermograma: podem ser um indicador de fertilidade, por mostrar a quantidade e a qualidade de sêmen.

Nas mulheres os exame indicados são:

  • Exame de sangue: com sorologia para testar HIV, hepatites B e C, toxoplasmose e sífilis, além de rubéola, que pode gerar má formação no feto.
  • O exame de fezes: é um bom teste para checar se a mulher tem verminoses, o exame de urina: a infecção urinária é um problema para quem quer engravidar, porque pode reduzir a fertilidade e até indicar problemas maiores
  •   Ultrassom dos ovários e do útero: é muito importante para saber se a mulher tem ovário policístico, pólipo, mioma, endometriose ou alguma alteração anatômica do útero. Deve ser feito até o terceiro dia do ciclo menstrual. Esse exame também pode checar a contagem dos folículos, fundamental para a gestação. Se o número estiver menor que seis, é um sinalizador de que a reserva de óvulos está baixa.

O método de ovulação Billings é uma técnica natural para observar a fertilidade da mulher, por meio do muco cervical. Durante o mês, a mulher percebe um corrimento maior na vulva. O pico de ovulação dura de 3 a 6 dias. Quando o muco está escorregadio, a chance de concepção é maior. O último dia em que o muco está presente indica o ápice de fertilidade do ciclo menstrual. A importância do método é tanto para quem quer engravidar quanto para quem não quer.

O método Billings é mais vantajoso por ajudar a mulher a conhecer melhor o funcionamento do próprio corpo, incentivar o casal a dialogar e educar o homem a participar de perto pela causa com co-responsabilidade.

O Dr José Bento dá algumas dicas para te ajudar a engravidar, que são:

  • Evitar relação sexual nos dias de forte sangramento da menstruação
  • No caso de a mulher não querer engravidar, fazer sexo apenas no período pré-ovulatório e em dias alternados
  • Quando a mulher chega ao ápice da ovulação, fica mais lubrificada. Quem quer ter filho deve esperar quatro dias para voltar a ter contato genital e relações.

O Urologista Sandro Esteves falou sobre a diferença entre a fertilidade feminina e a fertilidade masculina.

 

Siga direitinho estas dicas para conseguir ter seu lindo bebê no tempo planejado.

Gostou da matéria sobre a fertilidade masculina e feminina??? Deixe seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • fertilidade feminina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Saiba Sobre a Fertilidade Feminina e Masculina – Como Engravidar-Dicas!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: