Curiosidades

Saiba Tudo Sobre 0 Vidro de Cristal de Chumbo – O Líquido Sólido

 

 

          George Ravenscroft, em 1674, na Inglaterra descobriu que acrescentando óxido vermelho de chumbo à fórmula do vidro podia obter um material mais claro e mais resistente do que qualquer outro, o” vidro de cristal de chumbo”.

          O vidro de cristal de chumbo é muito apreciado no mundo todo pela sua pureza, brilho e transparência. Nem este nem os outros tipos de vidro são cristais.

          Na época de George Ravenscroft o vidro não era incolor, mas de uma cor verde ou vermelho esmaecidos, como a cor da areia usada na sua manufatura.

          George procurava um modo de tornar o vidro tão claro como o cristal de rocha natural. Conseguiu o intuito e manteve o nome.

          O vidro de chumbo é uma liga de vidro com chumbo, cuja porcentagem deste pode chegar a 30% nos cristais de alta qualidade. Lindos arco-íris são decompostos pela luz refletida nele.

 

 

          O vidro não é um cristal, também não é um sólido.

          Em quase todos os materiais sólidos, os átomos e moléculas estão unidos num padrão regular. Ao derretermos um sólido, as moléculas perdem esta combinação regular, mas ao esfriar voltará a ser sólido reaparecendo a regularidade. Ao derreter um bloco de neve, suas moléculas misturam-se, mas quando a água se solidifica novamente, volta a ter um padrão intricado. O vidro solidifica rapidamente e irregular, e ao tornar-se sólido suas moléculas mantém uma conbinação muito irregular.

          Embora com idéias aparentemente contraditórias, isto faz com que o vidro tenha uma resistência espantosa. Teoricamente, a producão de um vidro perfeito seria o de cinco vezes mais forte do que o aço mais resistente. Apesar da tecnologia atual, ainda é impossível a fabricação  deste vidro, pois pequenos defeitos no processo da fabricação criam pontos fracos. O vidro mais resistente produzido atualmente é tão forte como o  aço, mas não mais forte que ele.

          Fonte: Reader’s Digest – Você Sabia

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.