Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Saiba Tudo Sobre a Diferença entre Climatério e Menopausa – Tratamento

 

 

           Qual é a diferença entre Climatério e Menopausa?

            Menopausa é o nome dado á última mestruação. Climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo, ou fértil para o não fértil. Mesmo que a mulher continue a mestruar poderá apresentar a “Sindrome do climatério”, com as alterações características desse período de transição.

            A menopausa ocorre geralmente pelo decréscimo natural da função dos ovários levando a uma redução dos hormônios sexuais produzidos por estes órgãos. No começo ocorre a diminuição da progesterona e depois, do estradiol, o seu principal hormônio.

           A menopausa também pode ter outras causas, embora menos frequente, como cirurgias ginecológicas.

           O diagnóstico da menopausa em mulheres com útero e ovários é feito a partir de um período de um ano ou mais de falta de mestruação (amenorréia). Exames de laboratórios detectam níveis baixos de estradiol e níveis alto de hormônio folículoestimulante (FSH) e hormônio (LH).

 

 

           A última mestruação ocorre entre os 47 e 55 anos. A diminuição gradual da produção dos hormônios pelos ovários ocorre cinco a sete anos antes. Quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos é chamada de menopausa precose ou prematura.

           Não existe relação alguma entre a idade da primeira mestruação (menarca) e a da menopausa. A primeira mestruação pode acontecer cedo e a menopausa mais tarde e vice e versa.

           Algumas mulheres não apresentam sintomas antes da menopausa, mas a maioria apresentam sintomas meses antes da parada definitiva da mestruação. As mestruações podem ocorrer em intervalos maiores e pode também acontecer alterações na quantidade de fluxo mestrual, com fases de fluxo reduzido ou intenso.  Alguns sinais e sintomas mais frequentes são:

  • Suores noturnos
  • insônia
  • ondas de calor 
  • diminuição do desejo sexual
  • depressão
  • irritabilidade
  • dor durante o ato sexual
  • ressecamento vaginal
  • pele seca e sem brilho
  • diminuição da memória
  • alteração na distribuição da gordura com predomínio de deposição em região abdominal.

 

 

          A longo prazo outras alterações podem acontecer causadas pela falta dos hormônios produzidos pelos ovários. A principal delas é a osteoporose, ocorrendo devido a falta doe estrogênio.

          O tratamento para a menopausa varia de mulher para mulher. Algumas necessitarão de reposição dos hormonios que o ovário parou de produzir, outras este tratamento será contraindicado ou não necessitarão de tratamento. Medicamentos também podem ser indicados para aliviar os sintomas. Uma boa orientação médica é que vai definir o tratamento ideal para cada mulher. 

          Fonte: Encarte – De olho na saúde. Delboni Auriemo.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Saiba Tudo Sobre a Diferença entre Climatério e Menopausa – Tratamento!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: