Saúde e Bem Estar

Saiba Tudo Sobre Atividade Física e Manter-se Fisicamente Ativo

 

 

          O organismo do ser humano foi feito para ser ativo. Nossos ancestrais eram pessoas ativas por necessidade de sobrevivência (pesca, caça, fuga, busca de refúgio…) e por falta de opções tecnológicas que levam a poupar esforço.

          Atualmente, a automação, a tecnologia, os equipamentos eletrônicos, computadores, fez diminuir o nosso esforço nas tarefas diárias, escolas e trabalho. Até o lazer se tornou menos ativo fisicamente. Hoje, assistir televisão, navegar pela internet, jogar video game, reduz muito o nosso tempo livre em que poderíamos caminhar, praticar esporte e se movimentar, fazendo outras atividades prazerosas com amigos e familiares.

          Esses confortos (meios de poupar esforço), não diminuem a necessidade de praticarmos exercícios e exercitarmos regularmente nosso organismo evitando os males do sedentarismo, tão prejudicial ao estado geral da nossa saúde física e mental e reduzindo a nossa capacidade de realizar tarefas rotineiras e a qualidade de nossas vidas a médio e longo prazos.

 

 

          Ter uma boa condição física, além de ser um grande objetivo, é também um meio para realizarmos muitos outros objetivos de vida.

          Ser uma pessoa ativa é muito simples e não exige grandes esforços, gastos ou frequentar academias. Fazer uma atividade física leve e moderada, 30 minutos por dia, de forma contínua ou acumulada, na maioria dos dias, ou todos se possível, podendo ser em casa, trabalho ou na escola, resolve.

          Atividade física acumulada é quando não é necessário fazer os 30 minutos de atividade física de uma vez. Podem ser 3 sessões de 10 minutos, ou 2 sessões de 15 minutos, o importante é completar os 30 minutos diários. Exemplo: caminhar 10 minutos mais arrumar a casa 10 minutos mais pedalar 10 minutos ou duas caminhadas de 15 minutos ou jogar bolas ou pedalar por 30 minutos.        

Assuntos do Artigo:
  • tudo sobre atividade fisica
  • tudo sobre educação fisica
  • tudo sobre atividades fisicas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.