Scroll Top

Horta e Jardinagem

Cultivar Orquídea:Tudo Sobre como Multiplicar e que Vaso Usar

  Cultivar Orquídeas

Cuidando de suas Orquídeas – Veja como Cultivar Orquídeas:Tudo Sobre como Multiplicar e que Vaso Usar

Quando devemos renovar o vaso das nossas tão queridas orquídeas?

Olhe as raízes, se elas estiverem excessivamente ramificadas ou com raízes muito grandes para o vaso, ou se o substrato drenar mal a água, o que indica excesso de raízes, é hora de dividir a planta ou mudá-la para um vaso maior (atenção com a qualidade, pois algumas orquídeas criam raízes para fora). Confira tudo sobre como cultivar orquídeas.

Como cultivar orquídeas passo-a-passo:

  • Retire a orquídea do vaso
  • Lave as raízes sob uma torneira, retire as raízes mortas e os fragmentos
  • Adicione no vaso escolhido material de drenagem que pode ser isopor, pedras, argila expandida.
  • Coloque então o substrato molhado, como: fibras de côco que é barata, fornece nutrientes, boa aeração, mas por absorver pouca água é importante deixá-lo de molho 1 dia antes do uso; Cascas de pinus , que é barato, com boa aeração, ajuda na fixação da planta por ser rugosa, fornece nutrientes e por secar rápido exige regas mais frequentes; Esfagno, que é mais caro pois é obtida de musgos importados, fornece grandes nutrientes, e pela grande retenção de água deve-se diminuir o número de regas; Carvão de churrasco, muito barato, com função de reter a umidade e garantir a boa aeração e Xaxim, que está com o uso proibido por ser extráido de uma samanbaia em extinção na mata nativa brasileira. Pode-se se quiser misturar tipos diferentes de substratos.
  • Com uma faca esterilizada no fogo, separe a planta em mudas com no mínimo 3 caules ou (pseudobilhas), cortando seu rizoma.
  • Acomode a muda da orquídea num canto do vaso, deixando o broto voltado ao centro do vaso para que possa desenvolver livremente. Complete com substrato.
  • Adube-a (opcional), colocando na lateral do vaso um pouco de adubo orgânico ou mistura.

 O bom desenvolvimento e florescimento da Orquídea  depende da luminosidade do local onde é deixada. A luz ideal é a igual à que ela possa ter em seu habitat natural, sendo assim o recomendado é a meia sombra, sob a copa  de uma árvore, sob sombrites ou ripados, com liminosidades de mais ou menos 60%, ou onde bata sol direto em algum período do dia , se possível o sol da manhã. Varandas, sacadas ou sob beirais de telhados podem ser bons lugares. Dentro de casa só na floração, e não a pratinhos, que podem deixar a planta ençarcada e causar Dengue.

Comercialmente o cultivo é feito por sementes ou micropropagação (técnica de laboratório). Para o cultivo caseiro, a divisão da planta (divisão dos rizomas) com novos brotos é o método mais comum. A divisão da planta deve ser feita quando a planta possuir 6 caules, que deve ser dividida em 2 partes, com 3 caules(pseudobilhas) no mínimo para cada planta para garantir a sobrevivência. Siga as dicas acima de como cultivar orquídeas passo-a-passo e multiplique suas orquídeas, podendo até comercializar e fazer disto uma boa fonte de renda.

Que vaso escolher: Vaso de barro cozido e furados lateralmente, vasos de plástico, pedaços de madeiras para amarrar as orquídeas ou vaso de côco seco são ótimas escolhas.

Cultivar orquídea em vaso de coco

Como plantar em vasos de côco seco: Serre o côco do lado lado contrário, retire a casca grossa interna com uma ferramenta tipo formão, sem estragar a casca e as fibras. Esterilize o vaso mergulhando-o em água com cloro na proporção (1 colher de sopa de cloro para 1 litro de água) e deixe por umas horas, retire, lave bem para retirar os resíduos do cloro, seque ao sol com a boca para baixo por 3 dias. Coloque alças de arame ou fio, passando por baixo do fundo entrelaçando as alças para não rasgar as fibras. Encha-o até o meio com carvão vegetal picado pequeno(uns 2 cm) e então plante a muda com substrato, pendure e pronto, espere a floração.

Como adubar

A adubagem é feita com adubos orgânicos ou misturas, colocando-os em um canto do vaso (nunca perto do bulbo para não queimá-lo) com intervalos de 3 meses ou siga a recomendação do fabricante.

Combate de pragas da orquídea

As pragas e doenças não costumam atacar as orquídeas, mais quando acontece, pouco se pode fazer. Para evitar o aparecimento deles devemos saber que: os pulgões e as cochonilhas podem ser um problema. Para os pulgões recomendamos uma mistura de água e detergente ou inseticida doméstico como SBP, a base de água. Para as cochonilhas deve-se remové-las manualmente sob a torneira, limpando as folhas com uma escova dental macia.

Como regar

Como regar: Não molhe muito, pode matá-la. Uma boa dica é colocar o dedo mais fundo no substrato e se estiver úmido não molhe, espere secar  e regue até a água começar sair por baixo do vaso. Regue no início da manhã ou final da tarde. Evite regar à noite.

Veja também orquídeas diferentes

Gostou das dicas sobre como cultivar orquídeas?Comente aqui no blog Essas e Outras. Obrigada pela visita e até mais…

Assuntos do Artigo:
  • tudo sobre orquideas
  • como cultivar orquideas
  • como plantar orquideas
  • como cultivar orquideas em vasos
  • como plantar orquideas em vasos
  • como cultivar orquideas em vaso
  • orquideas como cuidar e plantar

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Cultivar Orquídea:Tudo Sobre como Multiplicar e que Vaso Usar!


10 Comentários

  1. LUCINHA disse:

    OBRIGADO POR SUAS SUGESTÃO,,,AMEI POIS TENHO DUAS MUDINHAS E EU NÃO SABIA COMO CULTIVA-LAS…..UM ABRAÇÃO VIU???/

  2. Dama disse:

    Gostei muitissississimo! Posso fazer um curso com voce?

  3. Helena disse:

    eu já plantei orquidea no coco seco, ela se adaptou maravilhosamente bem, está chei de raízes tramadas no meio do coco, agora vou plantar em árvores…..

  4. Edleuza Suely de Oliveira disse:

    Nossa! Adorei a matéria pois sou louca por orquideas esofro por não entender como cultivá-las, a partir daqui minha vida ficará um pouco mais fácil. Um abraço!

  5. Stephanie de Andrade disse:

    eu gostei pois ele explica muito bem tudo sobre as orquideas:esqueci de dizer minha vo e viciada em orquidea ,ela amou esse site ela sempre pede para eu por nele quando estou perto dela,entao e isso adorei o site coloquem mais coisas nele.                                                    

    • Graci disse:

      Olá Stephanie de Andrade,

      Ví seu comentário e gostei. Fiz uma matéria nova sobre orquídeas para você mostrar para sua avó.

      Pra ver Clique aqui.

      Obrigada pela visita e comentário e volte sempre.

  6. maria josé disse:

    A D O R E I a matéria, tenho uma orquídea e gostaria de fazer mudas com ela, já aprendi como cuidar, agora vou tentar fazer as mudinhas, obrigado pela ajuda bjs e até breve.

  7. ricardo araujo lage disse:

    queria saber onde posso encontrar revistas, catálagos e manuais por escrito para comprá-los??????   obrigado!

    • Graci disse:

      Olá Ricardo,

      acredito que em banca de jornal você vai encontrar revistas sobre orquídeas.

      É muito comum encontrar também em sebo (lojas que vendem revistas e livros usados).

      Obrigada pela visita e comentário.

  8. judith disse:

    eu sou apaixonada por orquideas eu tenha varias em casa gostei das dicas obrigado

     

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: