Saúde e Bem Estar

Saiba Tudo Sobre Gagueira – O que fazer para Melhorar, e as Novidades

 

            A Gagueira, é uma perturbação na fluência e padrão temporal normais da fala, inapropriado à idade do indivíduo. É quando o indivíduo sabe o que vai e quer falar, mas na hora do processamento, há uma interrupção do motor (o comando falha de vez em quando). Esta perturbação caracteriza-se por repetições ou prolongamentos freqüentes de sons ou sílabas. A perturbação na fluência interfere no rendimento escolar ou profissional ou na comunicação social. 

           Em geral está ausente durante a leitura oral, canto ou fala com objetos inanimados ou animais. A gagueira pode ser acompanhada por movimentos motores (piscar de olhos, tiques, tremor labial ou facial, abalos da cabeça, movimentos respiratórios ou cerrar os punhos). O prejuízo no funcionamento social pode resultar da ansiedade, frustração ou baixa auto-estima associadas.

          A prevalência da Tartamudez em crianças pré-puberais é de 1% e cai para 0,8% na adolescência. A proporção entre homens e mulheres é de aproximadamente 3:1. O início ocorre antes dos 10 anos em 98% dos casos, sendo geralmente insidioso.

           Estudos de famílias oferecem fortes evidências de um fator genético na etiologia da gagueira. Algumas pesquisas sugerem que até 80% dos indivíduos se recuperam, e em 60% dos casos a recuperação é espontânea. A recuperação tipicamente ocorre antes dos 16 anos de idade. Quanto antes for procurado tratamento, de preferência até 1 ano após o aparecimento dos sintomas, melhor será o tratamento.

           Quase 70 milhões de pessoas do mundo sofrem com esse distúrbio. Como você pode ver é mais comum do que parece. Não deixe de procurar tratamento. Procure um fonoaudiologo! Gagueira não tem graça, tem tratamento.

Assuntos do Artigo:
  • tudo sobre gagueira

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.