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Alimentação

Saiba Tudo Sobre os Grupos de Alimentos, Suas Funções e Nutrientes

Saiba Tudo Sobre os Grupos de Alimentos, Suas Funções e Nutrientes

Alimentar-se corretamente é muito importante para nossa saúde. Saiba as funções dos grupos de alimentos. Crie seus filhos bem. Ensine-os como devem se alimentar. A educação alimentar se aprende em casa. Confira tudo sobre funções dos grupos de alimentos.

 Grupos de alimentos

Alimentos construtores são os que fornecem proteínas ao nosso corpo. São componentes normais e indispensáveis a toda célula viva. Têm função construtora. As substâncias contidas nesses alimentos formam e mantem os músculos, o sangue, os ossos, a pele, os órgãos e o cérebro. tem as função também de construir novos tecidos, promover o crescimento e ajudar para a resistência do organismo às doenças.

  • Fontes – Ovos, leite e derivados, carnes, leguminosas secas (feijão, lentilha, ervilha, soja).

 Alimentos energéticos fornecem carboidratos e lipídeos para o corpo.

Carboidratos – Com algumas exceções, são de origem animal. Sua função na alimentação humana é a de fornecer energia. São assim chamados por funcionarem em nosso organismo como verdadeiros combustíveis.

  • Fontes – Pães, raízes, doces, cereais (Milho, arroz, trigo, aveia), açúcares.

Lipídeos – Possuem alto valor energético e transportam as vitaminas lipossolúveis (A< D< E< K) protegendo os órgãos vitais e o organismo contra a perda excessiva de calor.

  •  Fontes – Gorduras e óleos.

Alimentos Reguladores são os que fornecem vitaminas, minerais, fibras e água.

 Vitaminas – São compostos orgânicos que aparecem nos alimentos em pequenas concentrações, mas que cumprem funções específicas e essenciais nas células e nos tecidos do corpo. Não podem ser sintetizadas pelo organismo e sua falta ou absorção errada provoca doenças de carência específica. Por isso as vitaminas não podem faltar na alimentação.

  • Fontes – Legumes, verduras e frutas.

 Minerais São encontrados no corpo e nos alimentos. Fazem parte de vitaminas, enzimas e hormônios e fornecem os constituintes endurecedores de dentes e ossos. Cálcio, fósforo, cloro e  enxofre são necessários no organismo em grandes quantidades diárias. Ferro, zinco, flúor, cobre, cromo, iodo e cobalto são necessários em quantidades menores.

  • Fontes – Legumes, verduras e frutas.

Fibras – Constituem o material de parede da célula vegetal, com estruturas que dão forma e textura: películas, cascas, sementes, etc. Não são absorvidas ou digeridas pelo nosso organismo. Mesmo sem terem valores energéticos e nutritivos, agem ativamente no mecanismo de digestão, facilitando e completando. Auxilia o alimento a se movimentar através do intestino, ajudando assim no seu funcionamento. Nosso intestino trabalhará com dificuldade se tiver poucas fibras. É aconselhável que um adulto consuma 25 a 35 g/dia de fibras.

Água – água é o mais importante componente do corpo humano e constitui cerca de 2/3 do peso corpóreo total. Unida ao oxigênio, a água é o elemento mais importante para a manutenção da vida. A água possui funções reguladoras e construtoras.

Fonte: Alimente-se bem com um real. SESI-4 Edição -Fevereiro 2002.

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Comentários

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2 Comentários

  1. Vinicius disse:

    Muito bom esse site

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