Alimentação

Sais minerais – O que é e suas Funções Para Nosso Organismo

Sais minerais – O que é e suas Funções para nosso organismo

sais-mineraisOs sais minerais são nutrientes que assumem função reguladora no organismo, e são considerados essenciais para o seu bom funcionamento. Apesar de participarem dos mais variados processos metabólicos, desde a estruturação do organismo até reações vitais, os sais minerais representam apenas cerca de 1% da composição celular.

No nosso organismo eles podem ser encontrados na forma insolúvel, na composição de estruturas esqueléticas, ou dissolvidos em água formando íons. Os principais sais minerais conhecidos, indispensáveis na nossa dieta, são:

  • Ferro (Fe, Fe2+, Fe3+): o ferro é um importante elemento químico de origem mineral, que na forma de íon atua no transporte de oxigênio através da hemoglobina (FIGURA 1). Sua carência pode acarretar anemia, problemas de crescimento e desenvolvimento. Ele pode ser encontrado em carnes, frutos secos e verduras de folhas verdes escuras.
  • Sódio (Na, Na+): O sódio é um elemento que não se encontra disponível nos alimentos, na quantidade necessária ao ser humano. Por isso ele deve ser acrescentado ao organismo através da ingestão de NaCl (cloreto de sódio), dando origem aos íons sódio que atuam na condução de estímulos nervosos nos neurônios (FIGURA 2).
  • Cálcio (Ca, Ca2+): O cálcio é um elemento da família dos metais alcalinos terrosos que se encontra no organismo principalmente sob a forma de sais insolúveis, na constituição dos ossos. Sua forma iônica participa das contrações musculares e do processo de coagulação sanguínea.
  • Íon Fosfato (Po43-): o elemento fósforo atua no nosso organismo sob a forma de íon fosfato, no plasma sanguíneo, ou associado ao cálcio, conferindo rigidez aos ossos. Suas principais fontes são: carnes, ovos, leguminosas e cereais integrais.
  • Magnésio (Mg, Mg2+): esse mineral possui funções relacionadas à contração muscular e ao metabolismo energético. Atua também como ativador de enzimas, sendo que pode ser encontrado no leite, leguminosas carnes e cereais.
  • Íons Potássio (K+): íons que está presente em maior quantidade no meio intracelular do que no meio extracelular. Participa do equilíbrio hídrico das células e, assim como o íon sódio, atua na condução de estímulos nervosos nos neurônios.

Os sais minerais devem ser ingeridos em determinadas quantidades, sendo que e o seu excesso no corpo, assim como sua deficiência, pode trazer mal estar e desencadear uma série de doenças.
Gostou da matéria sobre sais minerais? Comente aqui no blog Essas e Outras. Obrigada pela visita e até mais…

Assuntos do Artigo:
  • benefícios couve manteiga
  • ions e suas funçoes no organismo
  • sais minerais quais seus efeitos no oganismo

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.