Turismo e Lazer

São Raimundo Nonato e Parque Nacional da Serra da Capivara – História

 

 

                São Raimundo Nonato é um município do Piauí com 20606,8 km² e cerca de 30 000 habitantes. Nele se encontra a Parque Nacional da Serra da Capivara, região de 129.140 hectares protegida pela UNESCO. 

                O município criado em 1912 antes era formado por fazendas. Lá foram encontrados muitos vestígios arqueológicos que comprovam que a região era habitada pela Tribo dos Tapuias.

 

 

               A Tribo viavia em paz até a chegada de colonos e jesuítas que tomaram a região e iniciaram uma série de conflitos com os índios. O território acabou conquistado e dividido. Jesuítas iniciaram um processo de catequização dos índios que não foi aceito, o que ocasionou muitas revoltas e a emigração deste povo para as proximidades do Rio Tocantins. Com a conquista consumada a região pôde se desenvolver economicamente até se tornar um município.

                Além se ser rica em belezas naturais, São Raimundo Nonato possui muitos pontos turísticos e históricos. O Museu do Homem Americano, por exemplo, é uma espécie de arquivo dos muitos achados pré-históricos da região.  Existe ainda o um ponto no centro onde pessoas costumam fazer romarias chamado Cruzeiro.

 

 

               O principal parque do município é o da Serra da Capivara. Ele recebe o maior número de turista e é responsável pelo reconhecimento mundial de São Raimundo Nonato. Lá acha-se uma densa concentração de sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres. É possível encontrar vestígios extremamente antigos da presença do homem .

              A fauna e flora são específicas e ainda pouco estudadas.  Paisagens de uma beleza natural surpreendente, com excelêntes pontos de observação. A área possui importante potencial para o desenvolvimento de um turismo cultural e ecológico.

 

 

 

                Para quem estuda História ou gosta de fazer passeios que vão além de uma bela paisagem conhecer São Raimundo Nonato e o Parque Nacional da Serra da Capivara é algo essencial. A região funciona como um museu a céu aberto e o melhor de tudo: faz parte do Brasil! Isso é o nosso país, nossa história! Eu recomendo!
 
Assuntos do Artigo:
  • são raimundo nonato

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.