Scroll Top

Mamãe, Bebê e Criança

Sapinho em Bebê – Como Cuidar, Tratamento e Remédios Caseiros

Nada mais desagradável do que ver um bebê sofrendo por causa de sapinho, mas, o que vem a ser sapinho, porque aparece na boca de bebê, como evitar e como cuidar? Estas são as perguntas que vamos responder na matéria do blog Essas e Outras de hoje, curiosidades que sobrevêm nas mamães de primeira viagem e que vamos tentar ajudá-las.

O que é sapinho?

como-curar-sapinho-em-bebê-remédios-caseiros

Sapinho são pontinhos brancos que surgem sorrateiramente na gengiva, céu e laterais da boca, língua, bochecha ou fora da boca do bebê pelo fungo Cândida Albicans por causas variadas e que se não tratados aumentam formando placas por toda a boca, que dificultam a mamada e causam mal estar.

Porque aparece sapinho

O sapinho pode aparecer por falta da higiene adequada na chupeta, mamadeira e mãos contaminadas; após processo infeccioso ou uso de antibióticos, acidez na alimentação, imunidade baixa ou desequilíbrio hormonal da mãe ou do bebê; por beijo contaminado no bebê ou por conta de restos de leite na boca do bebê, o que ainda não foi comprovado cientificamente.   

Trata-se de um fungo encontrado normalmente no estômago e que pode se transformar em infecção. O sapinho costuma aparecer com mais freqüência em bebês de até 3 meses, mas pode acontecer em crianças maiores.

Mãe com candidíase vaginal podem contaminar o bebê por falta de higiene ou através do bico do seio. É fundamental neste caso manter os mamilos higienizados antes de cada mamada e as mãos bem limpas e desinfetadas ao cuidar da criança.

Tratamento do sapinho

O correto é levar o bebê ao médico, que vai orientar o tratamento adequado. Normalmente é usado no tratamento a nistatina ou em casos persistentes ou mais graves o Daktarin gel.

Violeta genciana, remédios caseiros como o bicarbonato de sódio, mel rosado e chá de romã são usados no tratamento da candidíase oral, sempre com orientação médica.

Remédios caseiros contra sapinho

Fazer um chá fraco de romã, com um copo americano de água e um pedaço de 1 cm de cascas de romã. Passar com uma gases na área afetada.

Misturar duas colheres das de chá de bicarbonato de sódio em um copo americano de água filtrada e fervida. Passar com gases na área afetada.

É importante continuar com a medicação ou tratamento mesmo após o desaparecimento das manchas brancas na boca para evitar o reaparecimento da candidíase oral.

É fundamental higienizar e passar pomadas antifungicida no bico do seio de mães que amamentam em caso de candidíase oral no bebê. Arejar os mamilos entre as mamadas é importante para evitar a proliferação do fungo.

Cuidados para evitar o sapinho

 – Esterilizar tudo, as chupetas, a mamadeira, o pano de boca.

 – Manter as mãos limpas ao cuidar do bebê.

 – Higienizar os mamilos antes de cada mamada.

 – Manter a língua do bebê limpa após cada mamada, sem resíduos de leite.

Comente a matéria ou fale e compartilhe suas dúvidas aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • como higienizar seio contra sapinho
  • como tratar o sapinhos em bebe remédio caseiro
  • sapinho bebe como cuidar
  • sapinho em bebê
  • sapinho em bebê tratamento caseiro

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Sapinho em Bebê – Como Cuidar, Tratamento e Remédios Caseiros!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: