Scroll Top

Lição de casa

Segmentos Notáveis do Triângulo: Mediana, Bissetriz e Altura, Exemplos

Os Segmentos e Pontos Notáveis de um Triângulo são aqueles que aparecem com muita frequência e por isso passaram a ser vistos e estudados de forma especial. Através deles é possível resolver exercícios e problemas que envolvem a figura geométrica. São eles:

A Mediana é caracterizada pelo segmento que tem uma de suas extremidades no vértice do triângulo e a outra no ponto médio do lado oposto. Ou seja, ele divide o lado oposto ao vértice de sua origem em duas partes congruentes (iguais). Na figura acima os segmentos AB, CE e EF são medianas. Repare que no encontro das três medianas de um triângulo acontece a formação de um ponto que recebe o nome de Baricentro.

A Bissetriz interna nada mais é do que o segmento que divide um ângulo interno de um triângulo em em duas partes iguais. É como a bissetriz de um ângulo qualquer, só que no ângulo interno dessa figura. Na imagem acima AB, CD e EF são bissetrizes dos ângulos do triângulo. O encontro das três bissetrizes internas forma um ponto chamado Incentro.

A Altura é o segmento que tem um extremidade num vértice do triângulo e a outra no lado oposto formando um ângulo de 90°, ou seja, perpendicular. Na imagem acima é possível identificar h1, h2 e h3. Repare que as três alturas se encontram formando o ponto que recebe o nome de Ortocentro.

Mas e você, o que achou da explicação? Foi útil para você? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • segmentos notaveis de um triangulo
  • exercicios sobre mediana altura e bissetriz
  • mediana e bisetriz
  • segmentos notaveis do triangulo Dg

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (4 Votos, Média: 3,50 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Segmentos Notáveis do Triângulo: Mediana, Bissetriz e Altura, Exemplos!


2 Comentários

  1. Maria Clara disse:

    Òtima explicação…. me ajudou muito

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: