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Seguro Desemprego- Quando, como Receber, Onde é Pago Salário, Parcelas

Seguro Desemprego- Quando e como Receber, Onde é Pago Salário do Seguro Desemprego, Parcelas

seguro-desemprego-como-e-quando-pedirO Seguro Desemprego é um benefício do trabalhador, uma assistência financeira temporária para quem foi demitido do emprego sem justa causa ou que seu contrato de trabalho foi suspenso devido  sua participação em programa de qualificação, cursos, em período de pesca proibida para os pescadores profissionais registrados e trabalhadores tirados de trabalhos escravos.

É um benefício temporário do Governo, pago em cinco parcelas com valor relacionado a faixa salarial do último emprego registrado.

O resgate do Seguro Desemprego é feito:

  • em qualquer agência da CAIXA;
  • correspondentes da CAIXA com uso do Cartão do Cidadão;
  • nas Lotéricas  com uso do Cartão Cidadão
  • nos  terminais de autoatendimento com uso do Cartão Cidadão.

Veja mais informações sobre o salário Seguro Desemprego:

 – Para clientes da CAIXA, seu salário do Seguro Desemprego será creditado em sua conta.

 – O uso do cartão do Cidadão deverá ser possível desde que o usuário tenha uma senha cadastrada.

 – O Trabalhador Formal, Pescador Artesanal e Empregado Doméstico terá direito ao crédito em conta do seguro Desemprego.

Como e quando receber salário desemprego

 

O benefício seguro desemprego é direito do trabalhador que:

  • foi dispensado sem justa causa;
  • estiver sem emprego no momento do requerimento;
  • teve  no mínimo recebido 6 salários seguidos antes do pedido do seguro desemprego;
  • foi empregado de pessoa jurídica por no mínimo 6 meses nos últimos 3 anos;
  • não tem renda própria para sustento da família e próprio;
  • não recebe benefícios de prestação continuada da Previdência Social ( exceto pensão por auxílio-acidente ou morte).

O direito deve ser requerido após o 7º dia e até o 120º da demissão do emprego:

  • na  DRT – Delegacia Regional do Trabalho;
  • no SINE – Sistema Nacional de Emprego;
  • nas agências da CAIXA credenciadas no caso do trabalhador formal.

Para se inscrever e ter direito ao Seguro Desemprego, o trabalhador deve ir até um dos locais citados acima munido com os seguintes documentos:

  • Comunicação de Dispensa – CD (via marrom) e Requerimento do Seguro;
  • Desemprego – SD (via verde);
  • Termo de rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT acompanhado do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com menos de 1 ano de serviço) ou do Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com mais de 1 ano de serviço);
  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade,ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista.
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;
  • Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF.
  • Comprovante dos 2 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.

Esta matéria tem por finalidade informar o trabalhador sobre como requerer e receber seu Seguro Desemprego. Comente.

Para mais informações entre no site oficial  da CAIXA CLICANDO AQUI.

Fonte – site da CAIXA.

Assuntos do Artigo:
  • como e pago o seguro desemprego

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