Scroll Top

Turismo e Lazer

Serra Gaúcha: Turismo, História, Onde Comprar Pacotes de Viagem

Serra Gaúcha: Turismo, História, Onde Comprar Pacotes de Viagem

serra-gaucha-decolarA Serra Gaúcha está situada no nordeste do Rio Grande do Sul, estado brasileiro e é um acidente geográfico com altitudes de até 1 300 metros.

Área habitada em tempos remotos por índios Caingangues, que foram violentamente desabrigados por bugreiros, ou seja, por exterminadores de índios brasileiros. Na época do Império no Brasil, a Serra Gaúcha começou a ser habitada por decisão do governo pelos imigrantes Alemães de Hunsrück e Italianos de Vêneto, que desbravaram suas matas intactas até então.

Depois de muita luta pela sobrevivência, os imigrantes europeus desenvolveram na Serra Gaúcha, atividades agropecuárias, principalmente a voltada para a uva e o vinho, se estabelecendo economicamente na região.

A tentativa de repressão a cultura européia foi severa, principalmente na época do nacionalismo, no governo de Getúlio Vargas, porém, foi vencida em prol ao bem comum, beneficiando o crescimento econômico e populacional da região e  caracterizando a divisão da Serra Gaúcha em três regiões, a gaúcha, a Alemã e a Italiana.

serra-gaucha

A região gaúcha, que não sofreu influência européia, está localizada na cidade de Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes. onde as atividades comerciais estão focadas na criação de gado, fábrica de couro e na vida campestre.

Na região Alemã, conhecida como região das Hortênsias, estão localizadas nas cidades de Gramado, Canela e Nova petrópolis, mantendo vários aspectos da colonização alemã, entre elas a influência do idioma, das festas e hábitos alimentares e do café colonial.

serra-gaucha-petropolisNa região italiana localizada nas terras altas da Serra Gaúcha, onde estão as cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha e Caxias do Sul, com economia voltada para a cultura da uva e do vinho. Pratos típicos italiano estão presente na culinária local, como a sopa de capelete, a polenta frita, galeto, radiche de bacon, salada de maionese e massas.

Ponto turístico visitado por turista do mundo todo, a Serra Gaúcha é muito procurada principalmente no inverno pelo clima frio e pelas lindas paisagens com cascatas, cânions (grandes desfiladeiros ou vales profundos com extensos paredões formados pela erosão no decorrer do tempo) e pela mata de Araucária.

serra-gaucha-araucaria--O clima na Serra Gaúcha é oceânico, por estar situada na zona temperada do Brasil, com inverno moderadamente frio, chegando a ter possível neve e constantes e fortes geadas. O verão na Serra Gaúcha é ameno e as chuvas são distribuídas regularmente durante o ano.

Quer conhecer a Serra Gaúcha, as agências de viagens oferecem pacotes para todos os gostos, são pacotes para viagem romântica, de lua de mel, viagem tradicional, de aventura, adrenalina, de passeio, viagem econômica e de final de semana.

A maioria dos pacotes para a região serrana incluem passagem aérea, hotel e alguns passeios inclusos. A cidade é maravilhosa e vale a pena conhecer. Com uma das melhores estruturas turísticas do Brasil, a Serra Gaúcha é um lugar lindo, com hotéis, pousadas e cabanas bem atraentes e aconchegantes e a gastronomia atende com restaurantes sofisticados da cozinha típica da região gaúcha, alemã e italiana distribuídas em churrascaria, galeterias, casas de chá, cantinas e cafés coloniais.

srra-gaucha-flores-cachoeiraSão férias e turismo para todos os gostos, no verão a Serra Gaúcha é marcada pelas festas de Natal, com muita luz e decoração natalina, com apresentações de corais, espetáculos de dança, teatros, etc…Festas de carnaval, com bailes de máscara de Veneza, Itália, feiras de artesanato e livros, festival de cinema de Gramado e paraglider (esporte). Em maio, acontece um espetáculo de bonecos, um Festival Internacional de Teatro de Bonecos, com visitas do mundo todo de bonequeiros e grande intercâmbio cultural.

No inverno, época de grande visita de turistas por causa da neve e do frio, a culinária típica estão concentradas nas sopas, fondues, deliciosos e bons vinhos regionais com o calor de lareiras, num clima romântico e aconchegante para casais apaixonados.

A época das flores na Serra Gaúcha é de novembro a março, no verão, onde as Hortênsias margeiam a estrada e decoram a linda paisagem do caminho.

Confira aqui no blog essas e Outras dicas, informações de onde comprar pacotes de viagem para a Serra Gaucha e fotos do local. Confira abaixo sites de venda online de pacotes de viagem para a Serra Gaúcha.

https://www.gramadoturismo.com.br/

http://www.hotelurbano.com.br

http://www.cvc.com.br/

http://www.vipserragaucha.com.br/

http://www.decolar.com/turismo/sg1/serra+gaucha-brasil

Ver também tudo sobre Gramado

Gostou das dicas de turismo na Serra Gaúcha? Comente. Obrigada pela visita e até mais…

Assuntos do Artigo:
  • serra gaucha

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Serra Gaúcha: Turismo, História, Onde Comprar Pacotes de Viagem!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: