Horta e Jardinagem

Serralhinha de Flor Vermelha – Emilia Fosbergii, Benefícios e Nutrientes

Serralhinha de Flor Vermelha

Planta Alimentícia não convencional (Panc’s), planta comestível, erva daninha, conhecida popularmente como serralhinha, serralha brava, pincel de estudante, brocha, falsa serralha, é assim que é denominada a planta da família Asteraceae/Compostas, de origem asiática, sabor suave, livre do amargo típico das serralhas.

A serralhinha de flor vermelha é toda comestível, desde as raízes, folhas e flores e tem efeito terapêutico com vários benefícios para saúde tanto na forma de alimento como em forma de remédio caseiro. A planta é usada em salada, sopas, refogada e quem provou aprovou.

como-usar-serralhinha-de-flor-vermelha-como-expectorante

Nutrientes da serralhinha de flor vermelha

Com vitamina A, óleos essenciais, goma que forma uma gelatina quando em contato com água, a mucilagem. Ela tem ainda flavonóides e alcalóides tóxicos que em excesso podem fazer mal à saúde. A dica é ingerir a serralhinha sem muita regularidade como alimento por conter substância que em excesso pode ser tóxica. Suas flores são comestíveis e enfeitam pratos.

Indicações

O uso mais comum da serralhinha de flor vermelha é como expectorante, onde suas folhas (1 colher das de sobremesa) são picadas, colocadas em infusão (1 xícara das de chá de água fervente) e tomar 2 vezes ao dia. Esta infusão melhora resfriados, gripes, asma, faringite, amigdalite e dores no corpo.

A Emília também age como diurético, contra afecções das vias urinárias onde é empregado raízes, folhas e flores, sendo 1 colher das de sopa da erva toda picada para 1 ½ copo de água que deve ferver em fogo baixo por 5 minutos. Beber meio copo pela manhã e meio copo no fim da tarde.

Para tratar afecções da pele, feridas, escaras, colocar a folha fresca machucada sobre o ferimento.

Para tratar febre, problemas no olho a dica é picar 1 colher das de sopa de folhas frescas com 1 xícara das de chá de água.

Contra-indicação

Não comer serralhinha de flor vermelha em excesso, ela contém alcalóides tóxicos, principalmente depois da floração, que podem fazer mal.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • Piadas super engracadas
  • piadas muita engracada

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.