Tudo sobre o significado das frutas – Origem, característica e simbolismo das frutas.

frutas Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, Origem

Confira o tudo sobre as frutas que nós consumimos diariamente. Além de muito saudáveis e ricas em vitaminas dando vitalidade para nosso corpo, as frutas podem também dar muita sorte e são cheias de significados e simbolismo. Separamos para você aqui no blog Essas e Outras os significados e a origem de cada uma das frutas abaixo:

acai 2 Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, Origem

Açaí (Euterpe Oleracea Mart):

O açaí é um fruto de origem sul-americana é nativo da Amazônia e conhecido dos brasileiros há muito tempo. Sua utilização era muito grande entre os povos pré-colombianos e ainda hoje o açaí é cultuado em vários estados do Brasil. No Maranhão, por exemplo, é comemorada a “Festa da Jussara”, quando se inicia a produção de açaí.

A coloração forte e a textura da fruta dão a ela uma propriedade afrodisíaca. Entre os mais antigos o açaí é visto como revigorante e curador de desilusões amorosas. Quem precisa de mais vigor, não pode deixar de experimentar a frutinha.

ameixa Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, Origem

Ameixa (Prunus salicina, Lindl/Prunus domestica):

Conhecida no mundo todo, a ameixa teve origem na China e é muito popular no Oriente, embora seja bastante conhecida aqui no Brasil. Na China é símbolo da Primavera, fruto precioso que é citado e obras de artistas famosos e sempre relacionada à imortalidade. Acreditava-se que as ameixas alimentavam os guerreiros mortos em combate. No Japão ela também é considerada uam fruta da sorte.

 

banana Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, OrigemBanana (Musa X paradisíaca L.):

Quem nunca ouviu falar na banana?! A fruta que é comercializada abertamente no nosso país, acreditem, tem origem asiática. Ela só foi introduzida na América com o descobrimento e como o clima daqui favorecia o cultivo, se tornou praticamente uma fruta nativa.Na religião Budista a banana é símbolo de fragilidade e impermanência. As escrituras de Buda comparam a mentalidade humana com uma bananeira e fala da instabilidade de seu fruto.

caqui Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, Origem

 

 

Caqui (Diospyros Kaki):

Outro fruto amplamente conhecido no Brasil que surgiu no outro lado do mundo. Originário da China, o caqui é bastante cultivado nas cidades de Mogi das Cruzes e Itatiba, em São Paulo.Nós brasileiros adoramos. Conhecida como “fruta de Zeus”, ela possui características suaves que se assemelham as formas femininas. Sua cor, suavidade do sabor e delicadeza fazem dele um fruto feminino.

.

cereja 2 Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, Origem

Cereja (Prunus cerasus):

A cereja é talvez uma das frutas mais charmosas e atrativas para os brasileiros. Como não são muito populares aqui, elas são bastante valorizadas e fazem parte das mais saborosas receitas. De origem asiática, o fruto é muito importante para a cultura oriental.

Os samurais japoneses fizeram da flor de cerejeira o seu emblema, e a fruta é o símbolo de sua vocação. Eles acreditam que a polpa vermelha representa o sacrifício do guerreiro durante o seu aprendizado e o caroço resistente indica que ele já alcançou um nível superior e tem uma verdadeira alma de guerreiro.


goiaba Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, Origem

Goiaba (Psidium guajava L.):

Essa é nossa! A fruta favorita do Chico Bento é nativa da América do Sul e há séculos é usada pelos nossos nativos. Os índios costumam usar a goiaba para alguns problemas de saúde das crianças e até mesmo como antitranspirante. Acredita-se que o fruto seja o favorito dos anjos.

Com o sabor característico e o perfume adocicado, a goiaba possui comemoração em vários estados brasileiros e também é muito consumida sob a forma de geleia e da goiabada, doce tipicamente brasileiro.

jabuticaba Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, OrigemJabuticaba (Myrciaria cauliflora):

 

Outra fruta que surgiu aqui na América do Sul, a jabuticaba é característica da Mata Atlântica. A fruta favorita da Narizinho é muito usada em simpatias relacionadas ao amor e existem crenças populares sobre suas propriedades. Quando é retirada do tronco acontece o que chamamos de “beijo da jabuticaba”, uma espécie de estalo que imita o som emitido pela boca.

Acredita-se que ter um pé de jabuticaba no quintal traz boa sorte e torna o ambiente familiar mais harmonioso.

.

laranja Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, Origem

.

Laranja (Citrus sinensis, Citrus aurantium L.):

Fruta de origem asiática que é vista como sinal de boa sorte fertilidade. Na China era comum um noivo presentear sua esposa com um cesto com laranjas ou então amigos darem o fruto aos recém-casados para aumentar a fecundidade e o desejo de que tenham filhos.

………………..

maca Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, Origem

.

Maçã (Malus sp.):

Fruto de origem antiquíssima, a maçã teria sido consumida por Adão e Eva ainda no paraíso e até hoje movimenta o imaginário das pessoas. Alguns pensam nela como fruta do conhecimento, outros como fruta proibida… O povo judeu é comparado a maçã no Cântico dos Cânticos, como fruta única e rara.Alguns ainda enxergam a maça como fruto da revelação e da magia. Uma alimento misterioso e muito saboroso.

pera 2 Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, OrigemPera (Pyrus communis):

 

A pêra tem origem asiática e um caráter totalmente sensual. Apesar de ser usada como símbolo do luto entre os Chineses por ser de cor branca e muito frágil, a fruta possui forma e sabor muito femininos. A abundância de suco e a sensibilidade remetem a algo erótico.

Já ente outros povos ela pode ser vista como prova da efêmiridade da vida. Ao mesmo tempo em que possui um sabr adocicado, praticamente irresistível, ela é extremamente frágil e amadurece muito rápido.

tangerina Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, Origem

Tangerina ou Mexerica (Citrus reticulata/Citrus nobilis):

Fruta de origem asiática, a tangerina simboliza a vida, a saúde feminina e a saciedade. Era praticamente idolatrada pelos navegantes por possuir muita água, o que matava a sede dos tripulantes após meses de viagem. A vitamina C também dava mais resistência e a nutrição necessária.

Acredita-se que ela tenha sido trazida ao Brasil pelos japoneses e seja muito usada para reestabelecer as mulheres após os partos e menstruações.

uva 1024x768 Significado das Frutas: Simbolismo e Característica dos Frutos, Origem

.

Uva (Vitis vinifera L.):

A uva tem origem européia mas também pode ser encontrada no Oriente Médio. Na forma de vinho ela é comumente comparada ao sangue. Isso se dá pelo episódio da Santa Ceia em que Jesus adotou o vinho como seu sangue e também pela crença dos gregos antigos em Dionísio, o deus que tinha vinho no lugar do sangue.

Assim a fruta simboliza a imortalidade, a passagem do terreno para o divino e a inspiração. Significa também a alegria, a vivacidade e o romantismo

O que você achou do texto sobre a simbologia das frutas??? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Etiquetas

  • significado das frutas
  • significados das frutas
  • significado de frutas
  • frutas e seus significados
  • significados de frutas
  • o significado daS FRUTAS
  • frutas significado
  • significado da fruta cereja