Livros e Literatura

Simbolismo no Brasil: Caraterísticas, Obras, Escritores, Cruz e Sousa

Simbolismo no Brasil

O Simbolismo é um movimento literário que surgiu na França no final do século XIX e foi contemporâneo ao Parnasianismo. Inspirado no Romantismo, ele fazia oposição ao Realismo e ao Naturalismo bem como suas tendências positivistas e cientificistas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o Simbolismo não influenciou apenas poetas, mas também pintores, escultores e até mesmo dramaturgos tanto na França quanto no Brasil. Dentre as principais características dessa Escola Literária podemos destacar:

Características do Simbolismo no Brasil

Os poemas simbolistas têm como forte característica também a presença contante da Sinestesia, alusão aos sentidos e às sensações. Isso contribui para que as obras sejam subjetivas, abstratas e muitas vezes complexa, o que justifica sua impopularidade.

No Brasil os grandes representantes do Simbolismo foram os escritores Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimarães, Augusto dos Anjos, Raul de Leoni, Da Costa e Silva entre muitos outros. Embora em geral eles se importassem com a forma, não havia um rigor tão grande quanto no Parnasianismo.

Vídeo sobre o Simbolismo no Brasil

Para esses poetas a dor era capaz de levar ao transcendencialismo, o que justifica muitas vezes o pessimismo e o decadentismo de suas obras.

O que você achou do resumo sobre o Simbolismo no Brasil? E da tabela?E do vídeo? Deixe o seu comentário e ajude-nos a melhorar o Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • simbolismo no brasil
  • simbolismo
  • o simbolismo no brasil
  • simbolismo no brasil resumo
  • simbolismo no brasil caracteristicas
  • simbolismo resumo
  • obras do simbolismo

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.