Scroll Top

Saúde

Sinais do Corpo que Indicam Doenças: Faça Auto-exame, Prevenção Diária

Sempre que vemos que algo está errado em nosso corpo, corremos para o médico. Essa prática pode ser bastante perigosa já que existem doenças que só apresentam sintomas quando já estão em estado bastante avançado. Por isso os médicos recomendam os famosos “”exames de rotina”, feitos em média uma vez por ano. Mas você sabia que o exame de rotina também pode ser feito em casa, com uma frequência bem maior?

Esse auto-exame é muito simples, basta você observar alguns aspectos de sua saúde na privacidade de sua casa e prestar a atenção em alguns sinais importantes que o seu corpo pode dar. Neste post nós separamos alguns pontos principais que você precisa dar uma atenção especial. São eles:

  • Peso: mais do que uma paranóia de mulheres que se acham gordinhas, controlar o peso é uma prática bastante importante para a saúde. Isso porque o ganho ou a perda de mais 2 kg ou 2,5 kg sem nenhuma causa aparente pode indicar doenças como hipo ou hipertireoidismo.
  • Manchas: sempre quando você vai se maquiar ou passar cremes e hidratantes no corpo, fique atenta a todas as manchas e “pintas”. Repare se existe alguma nova ou se houve alguma alteração no tamanho, formato ou cor. Se isso acontecer você precisa procurar um médico já que manchas podem ser um sinal de câncer.

  • Mamas: esse teste já é bastante conhecido entre as mulheres, já que é muito divulgado, mas ainda assim muitas não realizam o auto-exame. Além do toque é possível identificar algum nódulo nas mamas observando alguma alteração nos mamilos, sangramento ou secreção.
  • Testículos: os homens, até os mais jovens, também precisam estar atentos ao seu corpo. É necessário examinar os testículos regularmente para verificar se existem nódulos, inchaços ou qualquer alteração. Elas podem indicar câncer ou outros problemas dos órgãos sexuais.
  • Fezes: Além de observar a regularidade com a qual você vai ao banheiro, as fezes precisam ter um tom médio de marrom, nem muito claro nem muito escuro. Se houver qualquer sinal de sangue, avise imediatamente o médico.
  • Urina: A urina não pode causar dor ao sair e deve ser transparente e amarelo-clara, quase cor de palha. Se ela estiver muito escura, isso pode ser um sinal de que você não deve estar tomando a quantidade de líquido suficiente.

Mas e você, o que achou das dicas? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Sinais do Corpo que Indicam Doenças: Faça Auto-exame, Prevenção Diária!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: