Saúde e Bem Estar

Sintomas do Estresse em Excesso – Sinais Que Devemos Observar e Cuidados

Sintomas do Estresse em Excesso 

O estresse é um problema comum nos dias de hoje, atualmente o excesso de trabalho, as preocupações que se acumulam aos poucos, as atividades variadas que nos ocupam diariamente, envolvendo profissão, vida social, pessoal faz com que baqueamos, nos levando ao estresse e quando em níveis extremo a doenças que podem ser graves e até fatais. Quando devemos parar, quais são os sintomas do estresse, quando ele é prejudicial à saúde.

Na vida, aos poucos nos sobrecarregamos com problemas que parecem corriqueiros, mas que ao ser avolumarem é extremamente prejudicais à saúde levando-nos ao estresse exagerado. Muitos fatores que nos estressam são importantes na vida e saudáveis, desde que feitos de forma que não nos prejudique e se torne um sacrifício perigoso. O estresse é uma reação normal do corpo na tentativa de defesa e em pequenas proporções nos ajuda e impulsiona, mas em excesso pode trazer conseqüências danosas à saúde. Veja abaixo alguns dos sintomas do estresse, cuidados e o que fazer para combater o mal.

O estresse libera adrenalina e cortisol,que nos dão prontidão em caso de ameaça, mas estes hormônios em excesso são prejudiciais à saúde. O estresse exagerado e acumulado vai corroendo nossas estruturas, levando a resistência do corpo aos seus efeitos bons, chegando ao ao desânimo e até a depressão. Veja abaixo alguns dos sintomas do estresse em excesso e como cuidar.

sinais-sintomas-do-estresse-exagerado-perigos-a-saude

Sintomas do estresse em excesso 

A hipertensão, fraqueza e dores musculares, ansiedade, são algumas das conseqüências negativas do estresse descontrolado.

A busca da anestesia ou esquecimento dos problemas através de bebidas alcoólicas ou drogas é um dos sinais e perigos que o estresse em excesso pode trazer.

Memória fraca é uma das conseqüências e um dos sinais do estresse.

Falta de concentração nas tarefas diárias.

Insônia, noites mal dormidas.

Ficar irritado fácil.

Acordar cansado e com a sensação de esgotamento.

Síndrome do pânico.

Queda excessiva de cabelo.

Ganho de peso.

Dores no estômago e gastrite.

Palpitação e falta de ar.

Enxaqueca, dor de cabeça, libido baixo, imunidade baixa, ganho de peso, descontrole emocional são sinais do estresse que devem ser levados em conta.

Cada pessoa reage de forma diferente a um problema e isso está relacionado a genética, ao temperamento, caráter, personalidade, e meio em que vive. O que para uma pessoa pode ser causa de estresse extremo, para outra é de fácil resolução. Sendo assim, não existe regras em relação as causas do estresse e sim de como tentar resolver o problema de forma tranqüila e equilibrada.

Como resolver e minimizar o estresse

Descobrir a causa do estresse e tentar afastar ou amenizar o problema de forma que não represente uma grande ameaça.

Resolver a causa do estresse da melhor forma possível.

Ter um momento de lazer, diferente do trabalho que executa e que cause prazer.

Dormir bem.

Fazer exercícios físicos para queimar ou diminuir a ação dos hormônios do estresse.

A dica é descansar o corpo e a mente, evitar excessos.

Procurar orientação médica, psicóloga e evitar automedicação.

Se sente que seu estresse está fora de controle, se identificou com vários destes sinais do estresse citado acima, a dica é tentar relaxar, tomar chá calmante como maracujá, erva-cidreira, hortelã e buscar o mais rápido possível orientação médica.

Escreva seu comentário, experiência ou dica sobre os sinais ou sintomas do estresse sem controle.

Assuntos do Artigo:
  • estresse em excesso sintomas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.