Alimentação

Siriguela – Tudo Sobre a Fruta, Benefícios para Saúde e Vitaminas da Fruta

Siriguela – Tudo Sobre a Fruta

Siriguela (Spondias purpurea) é uma fruta saborosa e pouco conhecida no Brasil, com casca de cor alaranjada ou avermelhada e polpa amarela quando madura, com 2,5 cm de tamanho, ovalada, caroço graúdo e sabor que lembra o cajú e que nasce em uma árvore de tamanho médio, podendo chegar a seis a sete metros de altura. Veja quais são os efeitos terapêuticos da fruta à saúde, sua origem, nutrientes e como usar a frutinha como nossa aliada na alimentação saudável.tudo-sobre-benefícios-da-siriguela-para-saúde-nutrientesOriginária da América Central e América do Sul, a siriguela chegou ao Brasil na época Colonial, se adaptou com o clima, mas a maior parte do seu cultivo ainda é caseiro. Atualmente ela é cultivada para comércio no sertão de Alagoas e em Jundiaí e Sorocaba, interior de São Paulo. A frutinha é também conhecida como seriguela, ceriguela, ciriguela, cajá vermelho, ameixa-da-espanha e é da família das anacardiáceas. Cultivada em peuqena escala no Nordeste e Sudeste brasileiro, é uma fruta pouco popular no mercado, mas quem a conhece, garante que é muito saborosa, ótima para preparar suco, caldas, sorvetes, bolo, compota ou comer in natura, uma forma de aproveitar mais seus nutrientes.

Nutrientes da siriguela

Na seriguela encontramos fibras, vitaminas A, do complexo B e C, minerais como o cálcio, fósforo e ferro, além de substâncias saudáveis como o licopeno e o caroteno.

Benefícios da siriguela para saúde

Diurética a siriguela ajuda a combater a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço corporal.

Antiinflamatória e cicatrizante, a frutinha é indicada em feridas, úlceras e inflamações.

Fonte de energia, ótimo revitalizante e energético após atividades físicas intensas.

Rica em fibras, a seriguela melhora o trânsito intestinal, melhora o inchaço abdominal, controla os níveis do colesterol e previne doenças do coração.

Digestiva, a seriguela combate má digestão e incômodo estomacal.

A vitamina A da siriguela ajuda proteger os olhos, a pele e os cabelos.

Ótima para melhorar o sistema imunológico, ajudando prevenir doenças, infecções, inflamações.

Fonte de carotenóides e licopeno, o que dá a cor alaranjada e avermelhada na fruta, substâncias antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das células, combatem os radicais livres, previnem doenças como Alzheimer, protegendo o cérebro e a memória, combatem e previnem o câncer e doenças do coração.

Um pé de siriguela pode dar até 100 kg da fruta por safra.

Escreva seu comentário sobre os benefícios e nutrientes da siriguela.

Assuntos do Artigo:
  • tudo sobre a siriguela

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.