Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Sonhos e Distúrbios do Sono: Insônia, Narcolepsia, Pernas Inquietas

Sonhos e Distúrbios do Sono: Insônia, Narcolepsia, Síndrome das Pernas Inquietas

sono-bebe-fofinhoO Sono é um estado de cosnsciência em que o cérebro responde mais aos estímulos internos do que aos externos. Ele se diferencia do Coma porque no sono, embora os estímulos externos sejam aparentemente ignorados, havendo uma exacerbação desses estímulos eles podem suficientes para despertar o indivíduo. Já no coma, por mais que se busque reanimar o paciente, isso não ocorre.

Recebe o nome de Rimo Circadiano o modo como é organizado o ciclo biológico de todos os seres vivos, um processo extremamente importante para o sono e outras atividades metabólicas. Nos humanos ele é regulado pelo núcleo supraquiasmático, por meio da melatonina que depende de estímulos luminosos.  

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o Sono é tão importante quanto qualquer uma das outras atividades fisiológicas que ocorrem em nosso metabolismo diariamente, sendo que a sua privação pode trazer consequências graves ao organismo que vão desde redução da capacidade mental até a morte.

Poucas pessoas sabem também que enquanto estamos dormindo, embora o nosso corpo esteja imóvel, há intensa atividade cerebral que permite dividi-lo em seis fases: 1) vigília; 2) REM; 3) NREM 1; 4) NREM 2; 5) NREM 3; 6) NREM 4. Vigília é o nome dado ao período em que estamos acordados, mais precisamente aquele que antecede o sono. Já o sono REM é caracterizado por movimentos oculares rápidos (Rapid Eyes Moviments) e consiste no período em que temos sonhos e pesadelos. É também no sono REM que ocorre aumento da frequência cardíaca, aumento do ritmo respiratório e atonia muscular (perda do tônus).

O sono NREM (de não REM) não apresenta movimentos oculares rápidos e é dividido em quatro estágios com ordem crescente de profundidade (1 é o mais leve e 4 o mais profundo). Em todas essas fases há menor demanda metabólica, com redução da frequência cardíaca e do ritmo respiratório.

Distúrbios do Sono

Os distúrbios do sono são patologias muito frequentes (20-40% da população), que podem acometer homens e mulheres de todas as idades. São alguns dos mais comuns:

1) Insônia – diminuição total ou parcial da quantidade ou da qualidade do sono que é mais comum em mulheres, podendo causar sonolência diurna. É classificada pela frequência em que ocorre (ocasional = aparece e desaparece, transitória = 3 a 4 semanas, crônica = no mínimo três noites por semana em mais de um mês) ou pelo momento do sono em que se manifesta (de início = dificuldade de entrar no sono, de meio do sono = dificuldade para manter o sono e de final de sono = despertado antecipado). 

2) Sonolência excessiva diurna – sensação de muito sono durante o dia, capaz de prejudicar o desempenho das atividades mais básicas. Pode se causada por: Depressão, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, Narcolepsia e até mesmo noites mal dormidas.

3) Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono – episódios repetidos de apneia durante o sono, que podem causar complicações como HAS, arritmias, falências cardíaca direita e dano cerebral. Tem como causas possíveis: Obesidade, Hipotireoidismo, Doença do Rfluxo Gastro Esofágico, queixos recuados e ingestão de bebidas alcoólicas.  

4) Síndrome das pernas inquietas – sensação muito desagradável de cansaço e peso nos membros inferiores que faz com que o paciente sinta a necessidade de mover as pernas enquanto dorme. Prejudica muito o sono e pode estar relacionada a deficiência dopaminérgica. 

5) Narcolepsia – distúrbio do sono que gera sonolência excessiva diurna e pode levar o indivíduo a dormir em qualquer situação, tendo pico durante a manhã e a tarde. Tem como sintomas: a) cataplexia = perda súbita e reversível do tônus muscular durante a vigília  – pode haver paralisia flácida de toda a musculatura somática. b) paralisia do sono = sensação de imobilidade completa por 1 ou 2 minutos acompanhada de medo intenso, apesar de estar consciente o paciente é incapaz de abrir os olhos ou se mover. c) alucinação hipnogógica = sonhos vívidos logo ao adormecer, com alucinações visuais.  

Há ainda Distúrbios do Sono como: Sonambulismo, Terror noturno, Sonilóoquia, Bruxismo, Enurese noturna entre outros. Vale ressaltar que, em caso de suspeita de qualquer um desses sintomas, é imprescindível a procura por um médico capaz de realizar o diagnóstico e propor o tratamento mais indicado.

Mas e você, o que achou do texto sobre Distúrbios do Sono? Ele te ajudou a entender um pouquinho melhor como ocorrem os sonhos? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.  

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Sonhos e Distúrbios do Sono: Insônia, Narcolepsia, Pernas Inquietas!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: